fbpx

TURBIDEZ NO RIO ITAJAÍ-MIRIM MELHORA , MAS É PRECISO ECONOMIA

Houve melhora nesta sexta-feira (24), porém o nível de turbidez do rio ainda é crítico.

O Semasa informa aos consumidores de Itajaí e Navegantes que a situação de elevada turbidez, no ponto de captação de água bruta, no canal retificado do Rio Itajaí-Mirim, apresentou melhora na manhã desta sexta-feira (24). Por volta das 11h, os reservatórios da ETA São Roque comportam 20% de sua capacidade total. Na ETA Arapongas os reservatórios marcam o nível de 25%, e o reservatório de Cabeçudas chega a 18%.

O nível de turbidez continua acima dos padrões, que é de 100NTUS (medida de unidades de turbidez). Em medição feita às 10h30, o índice é de 671NTUS. Nesta quinta-feira (23), alcançou quase 3.000 NTUs, prejudicando o sistema de tratamento de água das ETAS São Roque e Arapongas e reduzindo a zero os reservatórios, como registrado às 17 horas de ontem.

A ETA São Roque, que fornece água para a maior parte de Itajaí e todo o município de Navegantes, voltou a operar com vazão regular por volta das 6 horas.

O Semasa também concluiu ontem, por volta das 21h30, os trabalhos de limpeza de entulhos na barragem de contenção salina, com auxílio de dois guindastes e equipamentos especiais.

Nesta sexta-feira, pela gradual retomada da operação da ETA São Roque e por conta do nível ainda crítico de turbidez do rio, o Semasa reforça que poderão ser vistos ao longo do dia episódios de baixa pressão na rede ou falta d’água. Imóveis com caixa d’água poderão não sentir os efeitos da desestabilização na rede. Por isso, é importante que todos façam a instalação apropriada conforme o número de moradores.

A recomendação é para que seja feito consumo consciente de água pela população. O fornecimento e distribuição de água devem ser normalizados na próxima madrugada (25), segundo a previsão da Diretoria de Saneamento do Semasa.

 


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros