fbpx

SAMU INAUGURA NOVA UNIDADE DE SUPORTE AVANÇADO EM NAVEGANTES

O diferencial nesse serviço móvel é que a ambulância conta com um médico, que auxilia no transporte inter-hospitalar de pacientes críticos

A região da Foz do Itajaí ganha mais um reforço no atendimento móvel de urgência do Samu. Nesse sábado (16), Navegantes passa a contar com uma base para uma Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU 192. A cerimônia de inauguração acontece a partir das 14h, na Rua Ezequiel Antero Rocha, 415, Centro, próximo à Câmara de Vereadores.

A região da Foz do Itajaí tem ainda mais três USAs em operação, instaladas em Balneário Camboriú e Itajaí, as quais atendem 11 municípios. Esse acréscimo é necessário já que o Litoral fica impactado com o aumento dos turistas durante o veraneio e o Samu é um serviço vital para o primeiro atendimento.

A USA de Navegantes reforçará o serviço de atendimento pré-hospitalar durante a temporada de verão, que além das outras USAs ainda conta com o Arcanjo-03 (unidade aérea) na região.

A coordenadora da Unidade de Suporte Básico (USB) do munícipio, Daiane Ribeiro de Castilho, destaca que a vinda de uma USA para Navegantes é uma grande vitória para a população.

“Mensalmente, nossa Unidade de Suporte Básico atende em média 180 ocorrências, muitas delas necessitam de apoio de uma unidade avançada. Percebia-se uma dificuldade dessas unidades avançadas atenderem nosso município, considerando a distância e a dificuldade de mobilidade da região da foz. Ter uma USA em Navegantes é um grande avanço tanto para o SAMU estadual quanto para o município. Estamos muito felizes e gratos por mais essa conquista”, comenta.

O que é a USA?

Para esclarecer a diferença entre as unidades, destaca-se que a USB que atua á 17 anos em Navegantes realiza o atendimento inicial, presta atendimento aos casos de menor complexidade, e é composta por um motorista e dois profissionais – socorrista e um técnico de enfermagem.

Já a USA, que passará a atender em Navegantes, é composta por um médico, um enfermeiro e um motorista-socorrista, e presta atendimento aos casos mais graves que necessitam de intervenção médica rapidamente, assim como auxiliam no transporte inter-hospitalar de pacientes críticos.

Para o secretário de saúde, Pablo Sebastian Velho, a chegada desta viatura representa o reconhecimento do estado da condição de Navegantes, enquanto ponto estratégico na parte norte da Foz do Rio Itajaí, impulsionando a capacidade de resposta nessa região.

PATICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP DO JB PARA RECEBER NOTÍCIAS EM SEU CELULAR:
https://chat.whatsapp.com/DJkjPyw34SVCxRUdvlspB8


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros