Militares e voluntários estiveram presentes no translado até o aeroporto de mais um caça da FAB
Forças de segurança se mobilizaram, na madrugada dessa quarta-feira (13), na operação para o transporte de mais uma aeronave da Força Aérea Brasileira. O caça F-39E Gripen saiu à meia noite do Porto de Navegantes e seguiu até o aeroporto Internacional Ministro Victor Konder.
A aeronave chegou ao porto de Navegantes na tarde de segunda-feira (11) e do aeroporto de Navegantes seguiria para Goiás.
De acordo com os bombeiros voluntários, as guarnições da Força Aérea Brasileira ficaram alocadas no quartel da corporação durante toda a estratégia e segurança das aeronaves. A Polícia Militar de Navegantes também participou da operação controlando o trânsito na Avenida Portuária para a passagem da aeronave.
Oitava aeronave recebida a partir da Portonave
O caça embarcou pelo Porto de Norrkoping, na Suécia, por meio do navio MV Florijngracht, do armador Spliethoff. Chegou ao porto de Navegantes, a Portonave, que realizou a toda a logística de desembarque.
O Gripen foi descarregado no berço dois. Com este caça, já são oito desembarcados pela Portonave, sendo o primeiro em 2020 e os demais em 2022 e 2023. A empresa realiza trabalhos de importação e exportação de breakbulk, tipo de transporte especial para mercadorias de grandes dimensões, com uma equipe operacional capacitada em trabalhar com cargas especiais.
Além das aeronaves, já movimentou helicópteros, trem, grandes geradores, máquinas, lanchas e até mesmo a maior montanha russa da América Latina e a roda gigante de Balneário Camboriú.
Gripen Brasileiro
A aeronave foi fabricada pela Saab, empresa sueca líder no segmento de defesa e segurança. Ela desenvolve, produz e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, além de sensores e sistemas subaquáticos.
O Gripen é reconhecido pela eficiência, baixo custo de operação, elevada disponibilidade e capacidade tecnológica avançada. No Brasil, significa um importante salto qualitativo e tecnológico para o aumento da capacidade operacional da FAB. Incorpora tecnologias de ponta, os mais modernos sistemas, sensores e armas para atuar com facilidade em ambientes extremos, em cenários de combate altamente hostis e manter uma operação continuada a partir de aeródromos ou rodovias com baixa infraestrutura de apoio.
O programa Gripen Brasileiro é uma parceria entre o Brasil e a Suécia para o desenvolvimento conjunto e fornecimento de caças Gripen à Força Aérea Brasileira. O contrato inclui além das aeronaves, suporte logístico, sistemas de suporte e equipamentos relacionados, treinamento, armamentos e um acordo de cooperação industrial que se tornou o maior programa de transferência de tecnologia em curso no Brasil.