fbpx

OPERAÇÃO GRIPEN MOBILIZA FORÇAS DE SEGURANÇA EM NAVEGANTES

Militares e voluntários estiveram presentes no translado até o aeroporto de mais um caça da FAB

Forças de segurança se mobilizaram, na madrugada dessa quarta-feira (13), na operação para o transporte de mais uma aeronave da Força Aérea Brasileira. O caça F-39E Gripen saiu à meia noite do Porto de Navegantes e seguiu até o aeroporto Internacional Ministro Victor Konder.

A aeronave chegou ao porto de Navegantes na tarde de segunda-feira (11) e do aeroporto de Navegantes seguiria para Goiás.

Aeronave andou cerca de dois quilômetros até o aeroporto de Navegantes.

De acordo com os bombeiros voluntários, as guarnições da Força Aérea Brasileira ficaram alocadas no quartel da corporação durante toda a estratégia e segurança das aeronaves. A Polícia Militar de Navegantes também participou da operação controlando o trânsito na Avenida Portuária para a passagem da aeronave.

Oitava aeronave recebida a partir da Portonave

O caça embarcou pelo Porto de Norrkoping, na Suécia, por meio do navio MV Florijngracht, do armador Spliethoff. Chegou ao porto de Navegantes, a Portonave, que realizou a toda a logística de desembarque.

O Gripen foi descarregado no berço dois. Com este caça, já são oito desembarcados pela Portonave, sendo o primeiro em 2020 e os demais em 2022 e 2023. A empresa realiza trabalhos de importação e exportação de breakbulk, tipo de transporte especial para mercadorias de grandes dimensões, com uma equipe operacional capacitada em trabalhar com cargas especiais.

Portonave faz o transporte especial para mercadorias de grandes dimensões.

Além das aeronaves, já movimentou helicópteros, trem, grandes geradores, máquinas, lanchas e até mesmo a maior montanha russa da América Latina e a roda gigante de Balneário Camboriú.

Gripen Brasileiro

A aeronave foi fabricada pela Saab, empresa sueca líder no segmento de defesa e segurança. Ela desenvolve, produz e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, além de sensores e sistemas subaquáticos.   

O Gripen é reconhecido pela eficiência, baixo custo de operação, elevada disponibilidade e capacidade tecnológica avançada. No Brasil, significa um importante salto qualitativo e tecnológico para o aumento da capacidade operacional da FAB. Incorpora tecnologias de ponta, os mais modernos sistemas, sensores e armas para atuar com facilidade em ambientes extremos, em cenários de combate altamente hostis e manter uma operação continuada a partir de aeródromos ou rodovias com baixa infraestrutura de apoio.

O programa Gripen Brasileiro é uma parceria entre o Brasil e a Suécia para o desenvolvimento conjunto e fornecimento de caças Gripen à Força Aérea Brasileira. O contrato inclui além das aeronaves, suporte logístico, sistemas de suporte e equipamentos relacionados, treinamento, armamentos e um acordo de cooperação industrial que se tornou o maior programa de transferência de tecnologia em curso no Brasil.

PATICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP DO JB PARA RECEBER NOTÍCIAS EM SEU CELULAR:
https://chat.whatsapp.com/DJkjPyw34SVCxRUdvlspB8


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros