fbpx

DEZEMBRO VERDE: NÚMERO DE ABANDONOS DE ANIMAIS TEM DIMINUÍDO EM NAVEGANTES

Adoção de políticas públicas e parcerias vêm contribuído para os bons números no município.

Esse mês é dedicado ao Dezembro Verde, campanha que combate os maus-tratos e o abandono de animais. Navegantes, cidade referência na causa animal, não poderia ficar de fora. Pelo terceiro ano consecutivo, o município se engaja nessa campanha para combater, principalmente, o abandono de cães, nessa época do ano, quando os números de abandonos aumentam.  

O secretário de Saúde, Dr. Pablo Sebastian Velho, destaca a importância das políticas públicas que combatam essa prática. Por meio do Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal (DABA), desde o início deste ano, foram realizadas 3.508 castrações, 1.358 resgates, 6.211 atendimentos médico veterinários, além da vacinação e microchipagem de 5.626 animais.

“O Poder Público busca fazer o seu trabalho com a realização de ações que minimizem o problema, contudo, é necessário o apoio da população, para que se possa ter de fato, um resultado mais efetivo no combate ao abandono e aos maus-tratos dos animais”, pontua o secretário.

O superintendente do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), Marcos Zaleski, completa que o município possui também, uma equipe que atua na fiscalização, de acordo com a Lei 14.064/2020, para combater o abandono e os maus-tratos, sendo que se o cidadão que for pego em flagrante vai responder criminalmente, podendo pegar de 2 a 5 anos de prisão. As denúncias podem ser através dos telefones (47) 3185 2015 e 190.

Parceria com as ONG’s

Já a vereadora e ativista da causa animal, Sol Dapper, destaque a parceria realizada entre o Município, ONG’s e protetores independentes da causa animal, como é o caso da Vita Sacer Pró-Bichos, Mil Patinhas e Turma do Focinho Feliz e tantos outros voluntários que atuam nessa causa.

“Para mim, a diminuição do abandono em Navegantes em relação a anos anteriores – aqui falando como protetora, já é notável. Depois que o município passou a cumprir com a sua responsabilidade, avançamos muito. Como por exemplo, no atendimento, onde antes não existia o atendimento eletivo, apenas eram atendidos casos de urgência, emergência e cota, e hoje o serviço acontece 24 horas, com resgate, facilitand, a vida do tutor do animal e, consequentemente, diminuindo o abandono. Claro que nada justifica, mas nós ouvíamos várias historias de tutores que abandonavam seus animais porque nao tinham condições de pagar um veterinário, na esperança que alguém o resgatasse e assim o fizesse. Isso não acontece mais. Embora ainda temos abandonos na cidade, diminuiu muito. Isso é fruto de um trabalho não só que o município tem feito, mas em especial ao trabalho dos voluntários da causa animal, que se empenham em divulgar as políticas públicas ofertadas, fazendo um trabalho de busca ativa e engajamento com as campanhas realizadas pelo município, sem eles não haveria o mesmo resultado”, destacou a vereadora.   

PATICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP DO JB PARA RECEBER NOTÍCIAS EM SEU CELULAR:
https://chat.whatsapp.com/DJkjPyw34SVCxRUdvlspB8


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros