Mais uma blitz educativa será realizada neste sábado (16), em seis pontos de Navegantes
Como forma de criar empatia da população para o público mais vulnerável, será realizada, mais uma vez, em Navegantes, a blitz educativa sobre a proibição dos fogos de artifício com estampido (barulho) na cidade, conforme Lei Municipal nº 3.470/2020, de autoria da vereadora Sol Dapper. A blitz acontece neste sábado (16), a partir das 9 horas.
A mobilização está programada em seis pontos da cidade: na fila do ferry-boat (Rua João Emílio – Centro), no semáforo do aeroporto, no comércio (bairro São Pedro), no Top Haus (Gravatá) e no Supermercado Komprão.
A abordagem acontecerá com a distribuição de flyers que contém a informação sobre a proibição da venda, soltura dos fogos e também a orientação sobre as perturbações e riscos de acidentes com a queima de fogos com estampido. Lembrando que os fogos com efeitos apenas luminosos são permitidos, mas os fogos com barulho a legislação proíbe, levando em consideração, idosos, doentes, crianças, autistas e animais de estimação.
O superintendente da pasta, Marcos Zaleski de Matos, explicou que o público-alvo da mobilização é a população, visitantes e turistas. “A conscientização visa o entendimento que existe uma Lei Municipal que estabelece a proibição dos fogos de artifício com estampido. A equipe do IAN também fez a colagem de cartazes em locais públicos e privados com informações sobre o tema”, ressalta.
Saiba mais:
A queima de fogos com estampido acarreta diversas perturbações e riscos de acidentes. Essa prática, pode resultar em problemas graves de saúde, como lesões na audição, queimaduras, amputações e até mesmo óbitos. As crianças com autismo são bem sensíveis ao artefato.
Os riscos estendem-se aos animais, que possuem uma sensibilidade auditiva maior do que a dos humanos, podendo causar grande estresse, ansiedade e até mesmo danos permanentes na audição dos animais.
Quem descumprir as normas terá seus produtos apreendidos e pagará multa. Os valores arrecadados serão revertidos ao IAN para ações, publicações e campanhas de conscientização da população sobre legislação ambiental, posse responsável e direitos dos animais.