fbpx

STUDIO BIANCA ALCANTARA PROMOVE SEMANA CULTURAL ACESSÍVEL EM LIBRAS E ÁUDIODESCRIÇÃO

Navegantes terá de 18 a 24 de novembro uma semana de ações culturais para todas as idades. O projeto realizado através do Psicólogo e Gestor Cultural Ricardo Ismael Testoni, produção cultural de Bianca Alcantara, vai fomentar a prática de ações, atividades culturais gratuitas e inclusivas, além de promover a valorização dos costumes e hábitos culturais vividos por moradores da área ribeirinha do Rio Itajaí, em especial o bairro São Pedro de Navegantes. O projeto está aprovado via Lei Nacional de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura do Governo Federal e patrocínio das empresas Portonave e MSC/Medlog. A equipe de acessibilidade cultural é composta: Audiodescrição – Eliane Luchine e Língua Brasileira de Sinais – Rede Libras.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO CULTURAL:

CAPOEIRA – RODA DA RIBEIRA
Realização: Professor Cristian Dutra – Mestre Assustado
Data: 18/11/2023
Horário: 10:00 às 11:30
Classificação: Livre e aberto ao público.
Local: Praça de Contemplação do bairro São Pedro
A roda em homenagem ao dia da Consciência Negra, e também visa estimular a manutenção da arte, promover o encontro entre mestres, a inclusão dos alunos de diferentes bairros e a inserção de novos adeptos.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: OLHARES DA RIBEIRA
Data: 20/11/2023
Horário: 19:30
Classificação: Livre
Acessível em libras e audiodescrição
Local: Praça de Contemplação do bairro São Pedro
Afim de, registrarmos e mantermos viva a cultura de um povo tão trabalhador e de uma área geográfica tão rica denominada Navegantes, apresentamos a Exposição Fotográfica “Olhares da Ribeira”. A exposição reunirá fotos dos alunos que participaram do curso de fotografia, promovido pelo projeto e conduzido pelo Professor Especialista Arthur Manson. As fotos foram capturadas pelos olhares dos alunos e visa estimular a história e os valores de nossa região, em especial os da comunidade ribeirinha do bairro São Pedro, suas origens e os encantos de nossa ribeira.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: A NOITE SEM FIM
Contadora: Bell Bandeira
Data: 21/11/2023
Horário: matutino: 8:30 – vespertino: 13:30
Classificação: 5 a 8 anos
Duração: 45 minutos
Acessível em libras e audiodescrição
Local: Praça de Contemplação do bairro São Pedro
SINOPSE: E foi assim, da curiosidade do homem que surgiu a primeira noite, e a própria noite se tornou o maior alimento da curiosidade dos homens. Envolta das fogueiras acesas, no trepidar do fogo doméstico, e todes começaram a se perguntar pelo porquê das coisas e a contar as histórias que contamos até hoje!

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: DA BOCA DO POVO
Contadora: Lieza Neves
Data: 22/11/2023
Horário: matutino: 8:30 – vespertino: 13:30
Classificação: 5 a 8 anos
Duração: 45 minutos
Acessível em libras e audiodescrição
Local: Praça Bairro São Pedro.
SINOPSE: As histórias tradicionais, nascidas da voz de alguém que há muito tempo, em terras distantes, resolveu contar, chegam até nós ultrapassando fronteiras geográficas e de idiomas, mas com o frescor e impacto de sempre.
No repertório “Da boca do povo” a contadora de histórias Lieza Neves apresenta diversos contos da tradição oral, ressaltando a magnitude do principal instrumento desta arte ancestral: a voz. É ela quem conduz, cria imagens, propõe as emoções de cada história.
Conteúdo: Os contos deste espetáculo são aqueles surgidos em algum tempo remoto, e ninguém consegue precisar quando ou por quem exatamente foram criados. Isso porque os contos populares têm essa como sua principal característica: vem da fala, e não do registro escrito.
Por isso se modificam ao longo do tempo, perdem e ganham elementos à medida que cruzam fronteiras, idiomas e interpretações.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: O MISTÉRIO DE MARÉ SERENA
Contadora: Sabrina Viana
Data: 23/11/2023
Horário: matutino: 8:30 – vespertino: 13:30
Classificação: 5 a 8 anos
Duração: 45 minutos
Acessível em libras e audiodescrição.
Local: Praça de Contemplação do bairro São Pedro
SINOPSE: Um dia, Luca e seu pai, o pescador mais respeitado da vila, saíram para pescar, como faziam todas as manhãs. Eles jogaram suas redes ao mar, ansiosos para trazer para casa peixes frescos para a sua família e a vila. Mas, para surpresa de todos, nada apareceu na rede de Luca. Nenhum peixe. Nenhum camarão. Nada! O que poderia ter acontecido com os peixes que sempre nadavam naquelas águas?
O segredo de Pedro: Pedro era um jovem pescador, mas ele tinha um segredo! Qual será esse segredo e como esse mesmo segredo pode ser a chave da salvação do vilarejo onde Pedro mora?


APRESENTAÇÃO TEATRAL: A RENDEIRA E A TARTARUGA
Realização: Cia Vibrata
Uma história de compaixão e consciência ambiental com a reciclagem de lixo
Data: 24/11/2023
Horário: matutino: 8:30 – vespertino: 13:30
Classificação: 5 a 8 anos
Duração: 45 minutos
Acessível em libras e audiodescrição
Local: Praça de Contemplação do bairro São Pedro.
SINOPSE: A história conta a relação de uma rendeira e o ciclo de vida de uma tartaruga marinha a partir da descoberta de um ninho pela rendeira, que ajuda uma das tartarugas a chegar ao mar desvencilhando-a dos perigos. Passa o tempo e a rendeira reencontra sua amiga que está doente com o lixo do mar.
Em uma colcha estendida, que está sendo bordada, um cavalete com almofada para renda de bilro, a atriz utiliza bonecos e música ao vivo juntamente com um sonoplasta para relatar e cantar os hábitos da rendeira, sua casa, suas rendas e seu marido pescador e trazer a mensagem sobre compaixão a conscientização da reciclagem do lixo através do exemplo da tartaruga marinha que adoece por comer resíduos plásticos.
Uma história encantadora, cheia de poesia e música! Para participação da programação cultural é necessário fazer agendamento. Telefone: 47 – 999171409 ou no E-mail: studiobiancaalcantara@gmail.com outras informações no site: www.dancarebrilhar.com.br

AUDIODESCRIÇÃO DA IMAGEM: Céu nas cores laranja, azul, branco e lilás, escrita em caixa alta cor preta MINISTÉRIO DA CULTURA, PORTONAVE, MSC E MEDLOG. APRESENTAM: RIBEIRA CULTURAL. Sobre as águas, barcos, canoas e pedras, fundo montanhas, lado direito prédio. Rodapé logos: Lei de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet. PATROCÍNIO MSC/MEDLOG TRANSPORT & LOGISTICS e PORTONAVE. REALIZAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA GOVERNO FEDERAL BRASIL UNIÃO E RECONSTRUÇÃO


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros