fbpx

SAMU DE NAVEGANTES RECEBE IMPORTANTE APARELHO PARA ATENDIMENTO DE URGÊNCIA   

Aparelho foi adquirido pela Secretaria da Saúde por meio de emenda impositiva do gabinete da vereadora Sol Dapper

Uma importante notícia para a saúde de Navegantes. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 de Navegantes recebeu na terça-feira (21), da Secretaria Municipal da Saúde, um novo aparelho que irá auxiliar a equipe de socorro no atendimento de emergência a vítimas que estejam sofrendo uma parada cardiorrespiratória. O aparelho compressor torácico foi adquirido por meio de emenda impositiva do gabinete da vereadora Sol Dapper, que dedica seu mandato à Saúde Única no município.

“Orgulhosa de entregar hoje ao SAMU de Navegantes o novo aparelho compressor torácico, resultado do investimento de 140 mil reais proveniente da emenda do meu gabinete. Mais do que equipamentos, estamos investindo na vida e na saúde da nossa comunidade”, ressaltou a vereadora.

De acordo com a coordenadora do SAMU de Navegantes, Daiane Castilho, a abordagem inclui compressão cardíaca e desfibrilação precoce. A compressão cardíaca é um dos pontos principais do Suporte Básico de vida, e este equipamento possibilita maior efetividade e qualidade das compressões, atuando de forma ininterrupta. Outro ponto importante é que não tem a necessidade de um profissional ficar restrito à compressão, podendo auxiliar em outros pontos necessários para o suporte ao paciente, como ventilação e acesso venoso.

A abordagem inclui compressão cardíaca e desfibrilação precoce

Além disso, um paciente que já teve uma parada cardíaca revertida tem chances de parar novamente durante seu transporte e, com o compressor torácico instalado, as compressões cardíacas são iniciadas imediatamente, mesmo com a viatura em movimento.

“Com certeza é uma grande vitória para o SAMU de Navegantes. Uma parada cardiorrespiratória é um dos eventos de maior importância no ambiente pré-hospitalar, pois o paciente necessita de atendimento o mais breve possível, uma vez que a cada minuto de parada não assistida, as chances de sobrevivência do paciente caem 10%. Agradecemos imensamente a vereadora Sol Dappler que destinou a verba e ao secretário municipal de saúde, Dr. Pablo Sebastian Velho por toda a atenção dada ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Navegantes”, agradeceu a coordenadora.  

O diretor de atendimento pré-hospitalar móvel de SC, Dionísio César Medeiros, também esteve presente e falou sobre o comprometimento com a saúde em Navegantes. “Participei de um momento histórico do SAMU 192 do Município de Navegantes, onde o secretário da saúde Dr. Pablo e a vereadora Sol entregaram para a coordenação do SAMU um equipamento que vai auxiliar as equipes nas paradas cardíacas proporcionando à equipes do trem de socorro mais agilidade e eficácia nos atendimentos, gestão nota 1000”, finalizou o diretor.   

PATICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP DO JB PARA RECEBER NOTÍCIAS EM SEU CELULAR:
https://chat.whatsapp.com/DJkjPyw34SVCxRUdvlspB8


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros