fbpx

CHUVA FORTE NO FINAL DE SEMANA DEIXA REGIÃO EM ALERTA; VEJA PREVISÃO

Volume acumulado de chuva até o final de semana pode atingir 100 mm de acordo com a Defesa Civil de Itajaí

Após os grandes volumes de chuva registrados na última quarta-feira (4), que superaram os 80 mm no Litoral Norte de Santa Catarina e causaram estragos em todo o Estado, o tempo segue instável e chuvoso no final de semana.

 “Chuvas menores que 10 mm até sábado (7), enquanto no domingo (8) passam de 50 mm”, frisou o professor e climatologista responsável pelo LabClima (Laboratório de Climatologia da Univali), Sergey de Araújo.

Nesta sexta (6), assim como na última quinta-feira (5), as chuvas não atingem grandes volumes. “Contudo, para domingo temos chuvas mais volumosas em toda a região”, disse Sergey.

Na região de Mirim Doce, no Vale do Itajaí e altos do rio Itajaí-Açu, são esperados mais de 80 mm de acordo com o climatologista. Em Itajaí e Rio do Sul a previsão é superior a 50 mm, enquanto Brusque e Blumenau devem registrar mais de 35 mm de chuva.

Já a Defesa Civil de Itajaí informou que o volume acumulado de chuva até o final de semana deve ficar próximo de 100 milímetros.

A instabilidade do tempo no Litoral Norte catarinense acompanha ainda risco alto para temporais e ocorrências relacionadas, como destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos, queda de galhos e árvores, de acordo com a Defesa Civil.

O órgão de monitoramento recomendou que a população fique atenta a qualquer movimento de terra ou rochas próximo às residências, bem como à inclinação de postes e árvores.

“Nestes casos, a família deve sair de casa e ligar para o 199 ou 193. Os boletins informativos podem ser acompanhados por meio do site e pelas mídias sociais”, reforçou o órgão.

Sergey detalhou também que o Itajaí-Açu tem capacidade de vazão maior, o que pode impactar a vazão do rio Itajaí-Mirim, que é menor e possui pontos assoreados (acúmulo de lixo, terra e matéria orgânica no fundo do rio).

 “Como chove um pouco mais na cabeceira do Itajaí-Mirim, termos a possibilidade de alagamentos ou enchentes em alguns locais. Dessa forma, é necessária a atenção ao monitoramento da Defesa Civil de cada município”, alertou o professor.

Quanto aos níveis dos rios em Itajaí, o climatologista Sergey de Araújo explicou que na quinta-feira (5) quatro estavam com nível normal de água, enquanto três estavam em alerta e dois em emergência.

Fonte: ND+


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros