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PROJETO DANÇAR E BRILHAR: UMA HISTÓRIA DE TRANSFORMAÇÃO CULTURAL

O projeto Dançar e Brilhar Ponto de Cultura, terminou atendendo diretamente e de forma gratuita com suas ações 3244 pessoas, proporcionando uma grande transformação cultural para o Município de Navegantes, em especial para os moradores do bairro São Pedro, local onde fica localizada a sede Studio Bianca Alcantara e onde o projeto teve suas ações desenvolvidas. Aprovado na Lei Nacional de Incentivo à Cultura com o número de PRONAC 212490, sua realização se deu via Ministério da Cultura do Governo Federal e contou com o patrocínio das empresas Portonave, MSC e Medlog.

Através do incentivo fiscal foram viabilizadas diversas atividades ao longo de um ano de trabalho e entre elas podemos citar: A manutenção da companhia DANÇAR E BRILHAR, que atua desde 2009 em território nacional sob a condução da coreógrafa e proponente do projeto: Bianca Alcantara Baldo.  Com os ensaios semanais consolidou-se o acesso ao ensino da dança como linguagem artística, promovendo a inclusão, o fortalecimento dos vínculos familiares e a interlocução com as escolas de cada aluna integrante. Como produto artístico final a Cia. realizou uma circulação com a coreografia intitulada “Brasil uma partida de futebol”, composição que se destacou pelos seus elementos visuais e pela acessibilidade cultural inserida, que permitiu a contemplação da obra para todos os públicos de forma igualitária. A companhia passou pelos palcos das cidades de Navegantes, Joinville, Florianópolis e Timbó em Santa Catarina, além de apresentação realizada na cidade de Santos em São Paulo. 

Projeto em Navegantes

Também com o objetivo de promover a autoestima, a saúde e bem-estar e a melhoria da qualidade de vida foram oferecidas semanalmente aulas de dança de salão para o público adulto, onde os alunos participantes tiveram acesso ao aprendizado dos gêneros musicais: Soltinho, samba de gafieira, forró e bolero. A dança de salão é uma modalidade cultural considerada carente em nossa região, e o desenvolvimento das aulas permitiu a valorização e um novo olhar para esta técnica que faz parte da história da dança. Já o pessoal da melhor idade participou ativamente das aulas de dança livre, cuja proposta tinha como objetivo o envelhecimento sadio e o autocuidado do corpo e da mente.

As crianças do bairro São Pedro tiveram as aulas de capoeira reforçadas através de encontros mensais, onde além da tradicional roda, buscou-se promover o protagonismo infantil, propiciando no Studio um espaço de troca de conhecimento, abordando e explanando com o grupo temas relevantes na sociedade atual e promovendo uma formação cidadã.

Diversas escolas públicas tiveram oportunidade de participar e se envolver através de atividades de: Contação de histórias, apresentações artísticas de teatro de bonecos, ensaios abertos e visitas guiadas no espaço cultural. Também partindo da concepção, que cultura e educação caminham alinhadas e geram resultados significativos o projeto trouxe para os professores da região o 3º workshop de Dança Educacional que proporcionou  aos participantes o acesso a diversos recursos metodológicos para que os mesmos atuem com a dança dentro e fora do contexto educacional, assegurando o aprendizado desta unidade temática (dança) que hoje está inserida na Base Nacional Comum Curricular – BNCC como conteúdo e com capacidades específicas de trabalho.  

Crianças participando do Projeto

Para os idealizadores do projeto, as relações que se processam entre família, escola, formação, corpo, cultura, dança, trabalho e sociedade são fundamentais para a compreensão e eventual transformação da realidade local, e hoje o espaço cultural faz essa ponte com a comunidade. Importante destacar que medidas de acessibilidade foram realizadas durante todo o percurso, promovendo a inclusão, a democratização de acesso e efetivando a Lei que promove o direito pelas condições de igualdade, que é a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.  No quesito acessibilidade cultural, também vale destacar o Curso em Língua Brasileira de Sinais – Libras que foi promovido e formou para o mercado local 19 pessoas.

As ações sensibilizaram e atenderam os mais variados públicos e demonstram a consolidação do espaço como um local de desenvolvimento de políticas públicas de base comunitária, possibilitando para todos os envolvidos o amplo exercício dos direitos culturais e explorando as potencialidades da cultura como desenvolvimento social e econômico sustentável.

A arte alimenta a alma e transforma vidas!


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