fbpx

CAPOEIRA VIRA DISCIPLINA EM ESCOLAS DE NAVEGANTES

Atualmente, 10 escolas da rede oferecem a modalidade.

A inclusão da capoeira tem sido uma importante ferramenta de apoio pedagógico nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Navegantes. A parceria entre a Secretaria de Educação e Fundação Municipal de Esporte (FME) tem trazido vários benefícios para o desenvolvimento dos alunos.

Atualmente, 10 escolas da rede oferecem a modalidade. Para a secretária de Educação, Patricia Duarte Cidral, a prática da capoeira tem contribuído com o desenvolvimento dos alunos.

“A capoeira traz o ensino sobre os povos da África, instrumentos característicos, personagens históricos e toda uma riqueza cultural afro-brasileira. Os benefícios da capoeira incluem o desenvolvimento da gestualidade, melhorando a capacidade de expressão e socialização”, ressalta a secretária.

O professor de capoeira, Cristian da Costa Dutra, o mestre Assustado, com 24 anos de experiência na modalidade, acrescenta que o esporte agrega muitos valores ao incentivar a disciplina e a autoconfiança.

 “O gingado, a gestualidade e a musicalidade são elementos próprios da capoeira que proporcionam a evolução dos alunos com a percepção, a criatividade, a elasticidade corporal, além de proporcionar a harmonia entre corpo e mente”, relata o professor.

Dia do Capoeirista

Para marcar o Dia do Capoeirista, nesta quinta-feira (3), acontece a Roda Tradicional de Capoeira de Navegantes, às 20h, na Praça dos Emancipadores (em frente ao Ginásio de Esportes), O Mestre Assustado convida a todos a participar. “Trata-se de um intercâmbio cultural e esportivo que reunirá alunos das escolas municipais e mestres da capoeira”, explicou.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros