fbpx

ALTA TURBIDEZ DIFICULTA TRATAMENTO DE ÁGUA NESTA TERÇA-FEIRA (29)

Ainda sem previsão de normalização, o Semasa pede aos consumidores que economizem água.

O Semasa informa à população que, em razão da alta turbidez detectada no canal retificado do rio Itajaí-Mirim desde a segunda-feira, 28, a captação e o tratamento de água operam com dificuldade, impactando o sistema de abastecimento.

Poderá ser sentida, ao longo do desta terça-feira, 29, baixa pressão em bairros de Itajaí e na cidade de Navegantes. Os reservatórios permanecem em reservação baixa e, apesar da melhora nos níveis de turbidez, ela ainda permanece altíssima, dificultando ou lentificando a disponibilização de água nos reservatórios.

Em consequência, o reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Roque marca nesta manhã 11% em nível de reservação, enquanto o de Arapongas chega a 51%. Estes abastecem a maior parte dos imóveis consumidores. Outros reservatórios de apoio, o Morro da Cruz (Centro) está em nível crítico e o Morro Cortado (que abastece a Praia Brava) está zerado. Somente o de Cabeçudas apresenta uma reservação razoável.

A expectativa é que o sistema flutue hoje entre períodos de mais alto consumo e momentos de recuperação dos reservatórios, já que, mesmo prejudicado pela alta turbidez, o sistema da ETA São Roque está trabalhando com uma vazão de 516l/s, que deve aumentar durante o dia.

Economize água

Ainda sem previsão de normalização do sistema de abastecimento, o Semasa pede aos consumidores que adiem as atividades não-essenciais que envolvam o consumo de água tratada, como lavação de calçadas e veículos, enchimento de piscinas e afins. É fundamental que se pratique a economia de água armazenada em caixas e cisternas para a recuperação dos reservatórios.

Em situações de altíssima turbidez, a necessidade de limpeza constante dos filtros e demais equipamentos reduz drasticamente a capacidade de produção de litros por segundo habitual. Equipes do Semasa investigam a causa da turbidez.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros