Atualmente, possuem em torno de 100 cervejeiros caseiros na cidade e apenas um cadastrado
Com foco no fortalecimento de nano e micro cervejeiros artesanais, Navegantes pretende instituir um programa que valoriza a produção de cerveja em pequena escala e com baixo impacto ambiental, associando-a ao turismo sustentável e integrado.
O Programa de Incentivo ao Desenvolvimento de Nanocervejarias e de Cervejeiros Caseiros Profissionais, de autoria da vereadora Adriana Macarini (PL), foi aprovado pelos vereadores.
Com isso, as atividades das nanocervejarias, que produzem até 30 mil litros de cerveja por ano, e dos cervejeiros caseiros profissionais, que produzem até 14,4 mil litros de cerveja por ano, serão reconhecidas como de baixo impacto urbano e ambiental, permitindo seu exercício no município.
A motivação do programa é a geração de renda e emprego no município e a valorização dos produtores locais. De acordo com o diretor de desenvolvimento econômico, Silva Junior, atualmente possuem em torno de 100 cervejeiros caseiros na cidade e apenas um cadastrado. “O objetivo é que esses cervejeiros deixem de ser caseiros para ser tornarem artesanais, não apenas para o seu consumo, mas para atender o mercado local (restaurantes, hotéis), para que possamos ter um circuito de cervejas artesanais”, ressaltou o diretor.
O município também já conta com o Núcleo das Microcervejarias, Brewpubs, Nanocervejarias e Cervejeiros Artesanais de Navegantes. Bimestralmente, o Núcleo realiza encontros de cervejeiros na Praça dos Emancipadores, com venda e exposição dos rótulos locais, também como forma de incentivo.
LEIA TAMBÉM: