fbpx

SEMINÁRIO DE BEM-ESTAR ANIMAL PROMETE TRANSFORMAR NAVEGANTES EM REFERÊNCIA NA CAUSA

Representantes da ALESC, do MPSC, Delegacia Civil, Executivo e Legislativo Municipal, e ativistas abordarão temas de grande relevância para a causa.

Na sexta-feira, dia 7 de julho, das 8h às 17h30, acontece o 2º Seminário de Políticas Públicas de Bem-Estar Animal de Navegantes, no Centro Integrado de Cultura (CIC).  

O seminário contará com a presença de renomados especialistas no assunto, que abordarão temas fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e consciente em relação aos direitos dos animais. A expectativa é que o evento contribua para consolidar Navegantes como uma referência no cuidado e proteção animal.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

  • 8h – Abertura oficial do evento
  • 8h30 – Políticas públicas de bem-estar animal adotadas em Navegantes. Palestrantes: Vereadora Sol Dapper, prefeito Liba Fronza e superintendente do Instituto Ambiental de Navegantes, Marcos Zaleski de Matos.
  • 9h – Teoria do Link. Palestrante: Delegada de Polícia Civil Patrícia Burin, pós-graduada em segurança pública, criminologia, direito penal e processual penal, e mestre em direito constitucional.
  • 9h30 – Omissão de cautela na guarda ou condução animal. Palestrante: Dr. Leandro Garcia Machado – Promotor de Justiça da 3° Promotoria da Comarca de Navegantes.
  • 10h – Legislação catarinense sobre a causa animal. Palestrante: Deputado Estadual Marcius Machado – Advogado, palestrante e professor.
  • 10h30 – Pausa para café
  • 10h45 – Cadeia para maus-tratos. Palestrante: Deputado Estadual Delegado Egídio Ferrari – representante do movimento “Cadeia para maus-tratos” em Santa Catarina.
  • 11h15 – Serviços municipais de atenção aos animais; Palestrante: Dr. Paulo Augusto Zunino – Médico veterinário com mestrado em biotecnologia e assessor técnico do Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV.
  • 11h45 – Roda de conversa com protetores
  • 12h00 – Pausa para almoço         
  • 13h30 – Manejo populacional, fiscalização e educação: composição dos pilares integrados para políticas públicas de atenção aos animais Palestrante: Dra. Janaina Hammerschmidt – Pesquisadora e médica veterinária, mestre e doutora em Ciências Veterinárias e especialista em Medicina Veterinária Legal.
  • 14h – Saúde Única/Terceirização do Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal na atual gestão. Palestrante: Dr. Pablo Sebastian Velho – Médico infectologista, especialista em Saúde Pública, mestre em Saúde e Gestão do Trabalho e Secretário Municipal de Saúde de Navegantes.
  • 15h – O MPSC na defesa dos direitos dos animais. Palestrante: Dra. Simone Cristina Schultz Corrêa – Promotora de Justiça titular da 21° Promotoria da Comarca de Joinville.
  • 15h30 – Pausa para café
  • 15h45 – O movimento de defesa dos animais – Um olhar interior. Palestrante: Halem Guerra – Presidente do Instituto Ambiental Ecosul, Membro do Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais do MPSC – GEDDA e do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal – FNPDA.
  • 16h30 – A linha tênue entre proteger e acumular animais – as fases do protetor. Palestrante: Karine Kiatkoski – Presidente da Associação Causa Animal de Videira, Membro da UCDDA – União Catarinense em Defesa dos Direitos dos Animais.
  • 17h – Palavra livre aos convidados
  • 17h30 – Encerramento do Seminário

Local: CIC de Navegantes (Rua Maria Leonor da Cunha, 432, Centro)

Link para inscrição:

https://forms.gle/LRDEXEh9eX1Eeqkk7

JULHO DOURADO

O 2º Seminário de Políticas Públicas de Bem-Estar Animal de Navegantes faz parte da programação da campanha Julho Dourado 2023. A programação iniciou com uma blitz educativa no último sábado (1) e contará, ainda, com uma Cãorreata, feiras de adoção, espetáculo teatral, cãominhada, capacitação institucional, ArraiAU Animal e visita dos cães do DABA e vereadores mirins ao asilo.

Programação:

08/07 (Sábado) Cãorreata em alusão ao Julho Dourado. 9h. Saída em frente ao Colégio e Faculdade Sinergia.

Última cãorreata realizada em Navegantes

10 a 13/07 – Espetáculo Teatral “Pet-pet, quem ama é mais feliz”. 8h30 e 13h30 Teatro Municipal.

19/07 (Quarta)Doguinhos no asilo. Visita dos vereadores mirins e membros do DABA, acompanhados de alguns animais, ao Asilo Lar Divina Providência. 14h.

22/07 (Sábado)Feiras de adoção com animais do DABA em pontos estratégicos na cidade.

23/07 (Domingo)Cãominhada em alusão ao Julho Dourado. 9h. Saída em frente ao portal do Gravatá.

26/07 (Quarta) Curso de capacitação interinstitucional promovido pelo IAN. Tema: Guarda responsável, bem-estar animal e atuação no atendimento dos casos de maus-tratos aos animais no município de Navegantes.

29/07 (Sábado) ArraiAU Animal. 8h. Praça dos Emancipadores (Av. Pref. José Juvenal Mafra – Centro). 

Realização: Vereadoras Sol Dapper e Adriana Macarini, Câmara Mirim, Prefeitura de Navegantes e ONG’s.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros