fbpx

VEREADORA FAZ REPRESENTANTE DE NÚCLEO GAGUEJAR EM TRIBUNA

O representante do Núcleo de Veterinários fez uso da tribuna para reclamar que o DABA está causando um “desequilíbrio financeiro” nas clínicas particulares da cidade.  

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Navegantes, realizada nesta quinta-feira (1), o Núcleo de Médicos Veterinários da ACIN solicitou fazer uso da tribuna para tratar de assunto relacionado ao papel do departamento animal coordenado pelo município e o impacto dele nas clínicas veterinárias particulares da cidade.

Em sua fala, o representante do Núcleo de Médicos Veterinário, Cláudio Peters, argumentou que o DABA está causando “distorção aos critérios” da lei a qual foi criado e, como consequência, está gerando um “desequilíbrio financeiro” a todo seguimento pet estabelecido na cidade.

A vereadora Sol Dapper (União), que é ativista da causa animal, pediu a palavra e questionou o representante, que é sócio-proprietário de uma clínica na cidade, sobre quais critérios da Lei número 3100 (que cria o Código de Defesa Animal de Navegantes) estão sendo distorcidos. Peters respondeu que o DABA está realizando atendimento de animais de outras localidades. “O senhor tem essas provas em mãos? Como munícipe, deveria ter feito denúncias, já que há provas?”, respondeu prontamente a vereadora.

Imediatamente, o representante começou a gaguejar e foi ficando nervoso diante dos questionamentos da vereadora, que relatou uma série de reclamações registradas por voluntários da causa animal desde 2014, quando, segundo Sol, os serviços no DABA não funcionavam.

A ex-presidente da Vita Sacer Pró-Bichos, Marizilde Moreira, em suas redes sociais, concordou com a fala da vereadora dizendo que Navegantes conseguiu sair da linha do descaso com a causa animal.

“Desde 2014, ano em que o Departamento de Assistência e Bem Estar Animal foi criado, (o DABA) nunca funcionou de fato para o que foi criado, sendo motivo de revolta entre protetores e de vergonha para um município que é 14ª economia do estado, saímos dessa linha e passamos, em menos de dois anos a ser referência no estado de SC, quando o assunto é política pública voltada à causa animal”, falou Sol, lembrando que os números de produtividade do DABA são disponibilizados no site da CHC, que é a empresa conveniada que faz a gestão do Departamento.

Vale ressaltar que o Departamento Animal realiza castração de cães e gatos de famílias de baixa renda, sendo o “SUS” para animais, não competindo com clínicas particulares.  Segundo dados de 2022, foram chipados 8103 animais de famílias de baixa renda e 4760 foram castrados.

A presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA), Elisabete Margot Vieira, pediu uso da tribuna na próxima sessão em direito de resposta por o representante ter citado o conselho, como não tivesse fazendo seu papel de fiscalizador.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros