Às vésperas do inverno, termômetros marcaram mínima de -10,8°C nesta segunda-feira.
O amanhecer desta segunda-feira (19) foi marcado pelo frio intenso em Santa Catarina, e registrou a temperatura mais baixa do ano. Na região serrana do Estado, além do frio intenso, houve registro de geadas nas primeiras horas desta manhã.
Segundo a Defesa Civil do Estado, a atuação de uma área de alta pressão sobre o Estado, favorece o predomínio de sol com poucas nuvens em Santa Catarina ao longo desta segunda-feira.
O amanhecer desta segunda-feira registrou a temperatura mais frio no ano na cidade de Bom Jardim da Serra, na região serrana de SC; os termômetros por volta das 6h35 apontavam -10,8°C. Na localidade Terra do Gelo, uma estação meteorológica apontou -10,8°C por volta das 6h35.
Já em São Joaquim, também na Serra catarinense, a sensação térmica por volta das 7h45 apontava -4°C. Segundo a Epagri/Ciram, as temperaturas máximas na cidade nesta segunda-feira, não devem ultrapassar os 15°C.
Boletim
Segundo o boletim meteorológico da Defesa Civil, na parte da tarde, as temperaturas máximas chegam aos 15°C no Planalto Sul e variam de 16°C a 20°C em boa parte do Estado.
O órgão aponta ainda, a ocorrência de rajadas de ventos ocasionais, em torno de 45 km/h em localidades do Litoral Sul catarinense.
Predomínio de sol com poucas nuvens na terça-feira em Santa Catarina
A terça-feira (20) se mantém com a atuação de uma área de alta pressão. Com esse fator, o tempo se mantém com predomínio de sol a poucas nuvens no Estado. Ainda, segundo a Defesa Civil, o amanhecer desta terça haverá chance de geada em localidades do Grande Oeste e na Serra.
As temperaturas mínimas serão de -3°C a 5°C nos Planaltos e Meio Oeste, de 8°C a 15°C no Litoral, Baixo e Médio Vale, e de 4°C a 8°C nas demais regiões. À tarde, as máximas são agradáveis e chegam aos 17°C no Planalto Sul e variam de 17°C a 21°C em boa parte de Santa Catarina.
Formação de uma área de alta pressão influência o tempo nesta quarta-feira no Estado
A quarta-feira (21) contará com sol e poucas nuvens em todas as regiões de Santa Catarina. Contudo, segundo a Defesa Civil, no primeiro dia do inverno, a formação de uma área de baixa pressão no Litoral gaúcho, somado ao fluxo de ar quente e umidade vindos da região Amazônica eleva a quantidade de nuvens e favorece pancadas de chuva a partir da noite.
A formação de uma área de baixa pressão no Litoral gaúcho, somado ao fluxo de ar quente e umidade vindos da região Amazônica eleva a quantidade de nuvens e favorece pancadas de chuva a partir da noite de quarta-feira. – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND
A formação de uma área de baixa pressão no Litoral gaúcho, somado ao fluxo de ar quente e umidade vindos da região Amazônica eleva a quantidade de nuvens e favorece pancadas de chuva a partir da noite de quarta-feira. – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND
A Defesa Civil ressalta que as chuvas podem vir acompanhadas de temporais isolados, a partir da região do Grande Oeste, e que se espalham por todo o Estado na madrugada de quinta-feira (22).
O amanhecer será com temperaturas de 11°C a 15°C na faixa litorânea e Baixo e Médio Vale, e de 3°C a 11°C nas demais regiões do Estado. À tarde, as máximas chegam aos 17°C no Planalto Sul, variam de 21°C a 24°C no litoral, Baixo e Médio Vale e entre 17°C a 20°C nas demais áreas catarinenses.
Quinta-feira chuvosa no Estado
Na quinta-feira (22) a chuva segue atuando em todas as regiões do Estado. A Defesa Civil aponta que os maiores acumulados previstos estão para o Meio Oeste e no Norte do Estado.
Ainda, segundo o órgão, a tendência das temperaturas é de elevação em relação aos dias anteriores, com manhãs por volta de 10°C. Durante a tarde podem superar os 20°C.