fbpx

AÇÃO APREENDE REDES IRREGULARES EM NAVEGANTES

Polícia Militar não conseguiu identificar autores até o momento.

Uma ação conjunta entre a Polícia Militar, Bombeiros Voluntários e Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), realizada na Praia de Navegantes, resultou na apreensão de três redes de pesca irregulares, perto da Pedra da Miraguaia, no Gravatá.

De acordo com o superintendente do IAN, Marcos Zleski de Matos, a ação de retirada de redes irregulares foi realizada na tarde da última sexta-feira (16), após denúncias à Polícia Militar, que acionou o órgão ambiental para fazer a fiscalização.

Felizmente, não havia nenhum animal marinho, como tartarugas e botos, preso às redes.

Foram apreendidas três redes que já não estavam mais esticadas, mas emboladas devido à ressaca que atingiu a costa no dia anterior. “Além de risco à vida da fauna marinha, também há risco para as pessoas, visto que as redes são colocadas na faixa de arrebentação e isso gera um grande risco de acidentes”, ressaltou.

De acordo com os bombeiros voluntários, por sorte não havia nenhum animal marinho, como tartarugas e botos, preso às redes. Apenas alguns peixes haviam sido capturados naquele momento.

CRIME AMBIENTAL

Até o momento, a polícia militar não conseguiu identificar os autores. A utilização de redes fixas, como a feiticeira, é considerada crime ambiental, conforme artigo 34 da Lei 9605 e normativas do Ibama e ICMbio, com pena de detenção de um ano a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros