fbpx

NAVEGANTES RECEBE CONCERTO GRATUITO DE GAITA E VIOLEINO

Unificando Fronteirasserá apresentado pelo duo instrumental Roger Corrêa & Iva Giracca

A qualidade da música instrumental feita no Sul do país será apresentada gratuitamente em dez municípios catarinenses. A turnê “Unificando Fronteiras” reúne a gaita ponto e o violino do consagrado duo Roger Corrêa & Iva Giracca. As apresentações começam no dia 30 (terça-feira), com o concerto em Navegantes, no CineTeatro Municipal, às 19h30, com apoio da Fundação Cultural do município. A turnê inclui ainda Lages, São Joaquim, Laguna, Busque, Palhoça, Criciúma, Itapema, São José e Florianópolis.

“Unificando Fronteiras” busca diversificar e integrar novos públicos a gêneros identificados com a cultura latino-americana, como a milonga e o chamamé. “São temas com linguagem universal, que utilizam elementos da improvisação e da música de concerto, com a novidade de uma instrumentação pouco desbravada, que une a beleza e a emoção do violino e da gaita ponto”, explica Roger Corrêa, também autor das canções.

Se, como canta Milton Nascimento, “todo o artista tem que ir aonde o povo está”, o projeto “Unificando Fronteiras” cumpre exatamente esse papel. “Foi tudo especialmente pensado para que o público tenha livre acesso e conheça melhor essa música de tanta qualidade, uma paixão que queremos dividir com as pessoas que forem nos assistir”, destacou Iva Giracca. Os shows serão realizados em auditórios, teatros, centros culturais, igrejas históricas e clubes, sempre procurando facilitar a acessibilidade de portadores de necessidades especiais e idosos. 

SONORIDADE ÚNICA

Nascidos no Rio Grande do Sul e residentes em Florianópolis, o acordeonista Roger Corrêa e a violinista Iva Giracca criam uma sonoridade única, com arranjos específicos para os dois instrumentos, passeando pela linha tênue da música contemporânea, sem perder a originalidade da música regional.

Iva Giracca é spalla da Camerata Florianópolis, com a qual excursionou pelaEuropa e Brasil. Já tocou com artistas como Zé Ricardo, Paulinho Moska, Zeca Baleiro e Lenine, além de participar como convidada de duas edições do Rock in Rio. Roger Corrêa levou seu trabalho a países como Marrocos, Espanha, Portugal, Chile, Uruguai e Argentina. Dividiu o palco com músicos como Renato Borghetti e Yamandu Costa, entre outros, e recentemente foi indicado ao Prêmio Açorianos como melhor compositor instrumental pelo álbum “Sul em Aquarela”. 

Este é um projeto realizado via Programa de Incentivo à Cultura (PIC) Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina. O PIC é um programa de fomento a projetos culturais catarinenses, por meio de renúncia fiscal do Imposto de Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), instituído pela Lei no 17.942, de 12 de maio de 2020.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros