fbpx

MAIS DE 1,7 MILHÃO JÁ ENTREGARAM A DECLARAÇÃO DO IRPF EM SC

Prazo de entrega vai até esta quarta-feira, 31 de maio.

A Receita Federal já recebeu mais de 34 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física este ano, sendo que mais de 1,7 milhão foram entregues em Santa Catarina. A expectativa é que 1,9 milhão de declarações sejam entregues, até 31 de maio, no Estado.

É possível acompanhar a entrega das declarações através deste link: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/publico/EstatisticaIRPF/totaisDIRPF_UF.HTML

Uma dica para reduzir o risco de erros é utilizar a declaração pré-preenchida, que traz informações constantes dos bancos de dados da Receita a respeito dos dados cadastrais, despesas e rendimentos do contribuinte. Em Santa Catarina, 25% dos contribuintes já se utilizam da declaração pré-preenchida. É importante que apesar da facilidade do pré-preenchimento, todas as informações devem ser checadas e validadas pelo contribuinte antes do envio da declaração à Receita Federal.

DESTINAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

Para quem não entregou ainda a declaração, vale lembrar que é possível direcionar parte do imposto devido para os Fundos da Criança e Adolescente e Fundos do Idoso municipais. A destinação do recurso para estes fundos é feita diretamente na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). A opção é válida para aqueles contribuintes que realizam a declaração no modelo completo, com deduções relativas a gastos com saúde, educação e dependentes.

Quem optar pela destinação local do recurso não pagará um valor maior de imposto nem terá o valor de sua restituição diminuído. Apenas permitirá que parte do imposto devido seja destinada diretamente para um fundo social de sua localidade. O cidadão também poderá optar por destinar a verba para os fundos estaduais ou para os fundos nacionais. 

Conforme dados da Receita Federal, o potencial de repasse é muito maior do que o valor repassado. No ano passado, dos cerca de R$ 319 milhões que poderiam ter sido destinados aos fundos sociais em Santa Catarina, apenas R$ 10,7 milhões foram efetivamente repassados em prol da população mais vulnerável, o que equivale a 3,36% da destinação total possível. 


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros