fbpx

WORKSHOP EM BRUSQUE DISCUTE MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Veolia Brasil, responsável pelos serviços de coleta, transporte e tratamento de resíduos na cidade, apresentou o modelo de gestão por meio de concessões

Tendências mundiais e boas práticas na gestão e operação de serviços públicos, como o manejo de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos), foram temas discutidos na noite de abertura da 14ª Semana de Engenharia do CEAB (Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Brusque), realizada na noite desta terça-feira, 14/03, na Unifebe, em Brusque. Quatro palestrantes apresentaram estudos, cases e projetos alinhados com a sustentabilidade econômico-financeira no contexto do Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico.

Um dos convidados da noite foi o diretor Regional ​Sul de Gestão de Resíduos e Limpeza Urbana da Veolia Brasil, Hanokh Yamagishi. Com o tema, “Transformação Ecológica.

e Desenvolvimento Sustentável”, o engenheiro ambiental apresentou dados importantes que colocam Santa Catarina em destaque no cenário nacional, como o melhor índice de descarte adequado de resíduos sólidos urbanos do Brasil, em torno de 84% (ISLU 2022). Também apresentou o modelo de contrato firmado junto à Prefeitura de Brusque por meio de concessão, que traz inúmeros benefícios ao poder público e à população.

Esse modelo de gestão desonera o orçamento da municipalidade, que deixa de correr o risco da inadimplência, uma vez que o privado assume os compromissos de gestão ambiental e financeiro, incluindo a cobrança direta da tarifa do lixo, feita ao usuário. “Santa Catarina foi pioneira ao adotar esse modelo de cobrança direta ao usuário, o que está totalmente alinhado ao Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico. Isso possibilita que o poder público municipal possa dedicar mais investimento para áreas como saúde, educação e infraestrutura da cidade”, destacou Yamagishi.

O melhor modelo de gestão e operação de RSU, por meio de concessão, foi reiterado na fala do prefeito de Brusque, Ari Vequi. “A saída para o setor público, referente às questões de água, saneamento e lixo; são as concessões. Essa temática é sempre muito discutida na Agir e na Amve e é muito importante os estudantes participarem dessa discussão, por meio de workshops, como esse, dentro da instituição”, disse o prefeito, na abertura do evento.

VISITA AO CGR BRUSQUE

Na quarta-feira, 15/03, como parte da programação da 14ª Semana de Engenharia do CEAB, foi realizada uma visita ao CGR (Centro de Gerenciamento de Resíduos) da Veolia, conhecido popularmente como aterro sanitário, onde é feito o recebimento e o tratamento dos resíduos provenientes de 15 cidades da região. O Grupo Veolia, que há três anos adquiriu a empresa Recicle, é responsável pelos serviços de coleta, transporte e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos das cidades de Araquari, Brusque, Balneário Piçarras, Barra Velha, Penha e Navegantes, contratos executados por meio de concessões, com exceção de Navegantes.

Em Brusque, a Veolia mantém 260 colaboradores, divididos em funções administrativas e operacionais, como coletores, motoristas e atendentes. Recentemente, inaugurou novo escritório administrativo no Edifício Duo Office, no Centro da cidade, onde também é feito o atendimento ao usuário, para serviços como impressão de boletos e negociação de débitos. A 14ª Semana de Engenharia do CEAB, promovida pelo CEAB e AMVE (Associação dos Municípios do Vale Europeu), teve o patrocínio do CREA-SC e o apoio da AGIR (Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí) e da Unifebe.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros