A quase centenária rua foi aberta em 1925, quando o bairro Vila Operária começou a ser planejado. A via foi uma das primeiras do bairro que se chamava Vila Operária Pereira Oliveira. Seu patrono, o comerciante Alberto Pedro Werner, vendeu suas terras para a construção da vila operária e por esse motivo recebeu a homenagem.
Alberto Pedro Werner nasceu em Itajaí no dia 27 de janeiro de 1870. Ele era filho do casal de imigrantes alemães, Peter Werner e Anna Margaretha Mischels. Alberto começou a vida como condutor de tropas e depois seguiu carreira de comerciante. Ele chegou a ter um açougue no Mercado Público de Itajaí.
Werner entrou na política em 1926, quando se candidatou a vaga de conselheiro municipal (atual cargo de vereador). Com a Revolução de 1930 e adepto ao governo de Getúlio Vargas, foi nomeado prefeito de Itajaí no lugar do português Adholfo Germano de Andrade.
Na Prefeitura de Itajaí, Alberto Werner fez uma administração discreta, já que o período após o golpe de estado não permitiu grandes investimentos e também pelo pouco tempo. Ele exerceu o cargo de prefeito por apenas um ano.
Alberto Pedro Werner morava no bairro Carvalho, onde tinha uma fazenda e uma olaria. Ele faleceu na sua casa no dia 1º de dezembro de 1939, uma sexta-feira, às 19h30. O ex-prefeito de Itajaí sofria de nefrite (doença crônica nos rins). Ele era casado com Ambrosina Leite e deixou 13 filhos.