Projeto Praia Acessível oferece “cadeira anfíbia” para banhistas com mobilidade reduzida.
Desde 2013, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina contribui para garantir a segurança e acessibilidade de cadeirantes e deficientes físicos nas praias catarinenses. Em Navegantes, nessa temporada de verão, o projeto Praia Acessível está acontecendo na Arena de Verão, localizada na Praia do Pontal, nas proximidades do número 495.
Na tarde da última segunda-feira (6), foi a vez dos idosos da Instituição de Longa Permanecia Shekinah aproveitarem a sensação de voltar ao mar, depois de dois anos sem praticamente saírem da instituição, devido à pandemia da COVID-19.
Sr. Alfredo foi um dos acolhidos que se emocionou ao ser colocado na cadeira adaptada a banhistas com mobilidade reduzida e poder, com o auxílio dos guarda-vidas, se banhar na água e admirar as ondas no mar. “Foi uma sensação gostosa, é sempre bom rever as coisas boas da vida, é muito bom estar no mar”, enfatizou o idoso acolhido há alguns meses na instituição e que um dia já trabalhou perto da praia.
De acordo com o comandante da 2ª Companhia de Bombeiros Militar em Navegantes, Major BM João Emiliano de Moura Silva Miranda, a ação tem como objetivo promover a inclusão social na praia, possibilitando, por meio da cadeira “anfíbia” um banho de mar mais seguro e acessível, aos banhistas com mobilidade reduzida. Para utilizar a cadeira, basta ir, em qualquer dia da semana, à Arena de Verão e solicitar ao guarda-vida em serviço, que estará à disposição para atender essas pessoas.