fbpx

COLUNA: POLÍTICA EM PAUTA

Nunca me esqueço das palavras do ex-deputado federal João Matos: “Navegantes quem te viu e quem vê” são palavras que se tornaram um olhar de futuro e estamos vivendo hoje o grande momento de Navegantes como nunca antes visto. E acrescento: quem imagina Navegantes no futuro?

ATUALIZAÇÃO PLANO DIRETOR

Participo das Conferencias do Plano Diretor gravando os eventos para a Prefeitura que ocorrem no CIC e que são discutidos e votados por cinqüenta delegados, os questionamentos e alterações respondidas em audiência publica anterior. Com certeza temos uma visão de como será nossa cidade no futuro. Existe a idéia de termos uma cidade moderna apesar de muitos problemas porque Navegantes cresceu muito rápido em pouco tempo.

INVESTIMENTOS

Vejo que atualização do Plano Diretor está mostrando que está quase tudo represado em Navegantes quanto a investimentos.  Não me refiro apenas a empreendimentos de prédios na beira mar. Investimentos em imóveis com a construção de prédios e também indústrias que se preparam para se instalarem aqui em Navegantes e também Armazéns visto o crescimento acentuado da Portonave.

ZONA INDUSTRIAL

No Bairro Volta Grande, entre a via e o rio foi aprovada uma grande área como zona industrial, assim como também nas margens da BR 470 nos dois lados entre a entrada de Luis Alves até o morro próximo a divisa de Ilhota. Uma enorme área que contará com volumosos investimentos e como conseqüência, geração de empregos e impostos em geral para Navegantes, Santa Catarina e Brasil.

EM 2016…

Quando eu fui candidato em 2016 meu foco seria investir em empresas e é justamente o que o governo municipal atual está fazendo.  Com aprovação da atualização do Plano Diretor, com certeza Navegantes dará um grande “up” no tamanho do município e quem tiver moradia própria será um felizardo. Hoje a valorização de imóveis, seja qual for a região, estão em valores estratosféricos e com certeza subirão ainda mais. Estamos perdendo a noção de quanto vale nosso imóvel.

MAIS EMPREGOS E RENDA

Vamos lembrar que empresas geram empregos e empregos geram renda.  Com renda as pessoas podem construir imóveis para seu conforto, podem colocar seus filhos em escolas particulares e podem ter planos de saúde além de girar a economia. Isto é qualidade de vida. E quão diferente está Navegantes daquela cidade que escolhi em 1989!

PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL

Também vi que as Conferências mostram que nas audiências públicas e agora com os delegados mostram enorme preocupação  com a parte ambiental.  Então Navegantes deverá crescer com sustentabilidade. O crescimento atingiu um nível impossível de retroceder e a cidade do momento é Navegantes.

COMEÇOU COM O PORTO

Vamos lembrar que temos em Navegantes um porto ou terminal portuário privado que por si só já mostra e dá oportunidade de investimentos para ampliação e toda a cadeia positiva que gera o crescimento. Claro que com o aumento de veículos pesados, temos mais barulho, mais movimento de veículos e pessoas, mas Navegantes também já tem sua via portuária e com acesso fácil a BR 470 e daí ao mundo através da própria BR 470 para o Oeste ou a BR 101 para o Norte e/ou sul do Brasil.  Com a conclusão dos viadutos previstos da BR 470 e principalmente o viaduto da BR 470 sobre a BR 101, vamos diminuir tráfego de veículo no funil que hoje apresenta.

PREFEITOS ANTERIORES

Cada prefeito no seu momento dentro das condições da cidade naquele momento investiu e tentou fazer e transformar nossa cidade. Só que nestes dois últimos anos vemos um crescimento geométrico. Feliz quem escolher aqui para morar.

PLANO MOBILIDADE

Também a gestão municipal está pensando em melhorar o transito dentro do município projetando uma via inter bairros que deverá ser no futuro uma via de pistas largas e projetadas. Infelizmente Navegantes não teve muito idéia do seu crescimento e não conseguíamos imaginar esta cidade no futuro e as vias ainda são de cidadezinha de interior e não comportam nem mais o transito local.  Por isto, com atualização do Plano de Mobilidade será necessário fazer ajustes e desapropriações para aumentar as vias.  Existem ruas que a calçada mal tem um poste de energia e não dá passagem para uma pessoa.  Particularmente vejo que a região central ou vamos continuar tendo vias estreitas e os engarrafamentos ou o executivo municipal terá que efetuar desapropriações para alargar as vias.

BOAS NOVAS

Conversando com o prefeito em exercício, Wancarlos, o mesmo comentou comigo que já estão em andamento diversas ações aqui em Navegantes: substituição da iluminação pública para lâmpadas led e aqui abro um comentário que a iluminação de uma lâmpada de led nem se compara em luminosidade com as lâmpadas comuns nos postes. Comentou também que estão asfaltando Avenida Prefeito José Juvenal Mafra no Gravatá até o semáforo da rua do aeroporto, melhorando em muito a trafegabilidade visto que hoje precisamos de um veículo “cross” para superar os obstáculos que surgem durante a trafegabilidade. Ainda está em pauta atualização do Plano de Mobilidade, do “engordamento” da faixa de areia na região do Gravatá, a construção do ETA – Estação de Tratamento de Água a ser instalada para amenizar o desabastecimento principalmente na região da meia praia e Gravatá. E comentou ainda projetos que vamos aguardar sair do papel para podermos publicar.

PRAIA?

Conversando com secretário, ele comentou que deveremos ter em breve alem do Plano de Mobilidade também um Plano Diretor da Praia.  São momentos em que todos os moradores e que desejam o melhor para nossa cidade, poderem se manifestar nas audiências públicas que estarei informando aqui datas e locais.

MUITO TRABALHO

Mas como já comentei, Navegantes não é uma cidade projetada para suportar o crescimento que teve e tem.  Por isto, teremos muitos problemas a serem resolvidos durante vários anos, talvez gestão de diversos prefeitos para tornar a cada momento uma cidade melhor. Tubulação precária, vias com muitas oscilações entre lajotas destruindo e causando manutenção de veículo e muito por fazer além do crescimento visível. Impossível enumerar neste espaço todos os desafios a frente.

PARTICIPAÇÃO POPULAR

Navegantes é nosso lar e será nosso lar no futuro.  Por isto, vamos participar destes momentos de atualização do Plano Diretor e também de Planos que a cidade deverá ter.  Participar para temos uma mais ambientalmente e agradável de podermos viver.  Navegantes quem te viu e quem te verá no futuro.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros