fbpx

THE OCEAN RACE 2023 TEM BARCOS QUE “VOAM” SOBRE A ÁGUA

Regata iniciou no domingo (15), na Espanha, com previsão de chegada dos barcos a Itajaí (SC) em abril

No domingo (15), os barcos iniciaram a jornada de seis meses pelas águas mais difíceis do planeta, no The Ocean Race 2023. A largada ocorreu em Alicante, na Espanha, e, nesta edição, a corrida terá maior competitividade, com barcos que “voam” sobre a água. Os novos IMOCAs 60, são extremamente velozes e podem atingir uma velocidade superior a 70 quilômetros por hora.

Os cinco times que disputam a categoria devem chegar a Itajaí no início de abril deste ano, após a perna mais difícil da história do evento, com mais de 12 mil milhas náuticas. O primeiro desafio parte de Alicante, na Espanha, rumo a Cabo Verde, na África. Os barcos que estarão em Itajaí da classe IMOCA são: 11th Hour Racing Team (EUA); Team Malizia (ALE); Team Holcim-PRB (SUI); GUYOT environnement-Team Europe (FRA/ALE); e Biotherm Racing (FRA).

O novo design foi pensado para ter alta tecnologia e maior velocidade. Os IMOCAs têm uma grande área de vela e uma quilha inclinada, e as regras também permitem o uso de foils retráteis (uma espécie de quilhas laterais) que aumentam ainda mais o desempenho, levantando o barco fora da água. A quilha giratória e o par de foils possibilitam ainda que os barcos consigam cobrir 600 milhas náuticas ou mais em 24 horas.

O IMOCA 60 é um monocasco de 60 pés (18,3 metros de comprimento) construído em carbono. As equipes destes barcos competem com tripulações mistas, de até cinco velejadores, sendo um exclusivo para a parte de mídia, que coleta e repassa informações e imagens em tempo real.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros