fbpx

HOSPITAL DE NAVEGANTES REGISTROU MAIS DE 260 CASOS DE VIROSE

Surto vem sendo investigado nos municípios do litoral catarinense

No verão, é comum aumentarem os casos de viroses nas cidades do litoral brasileiro. Um surto da doença está atingindo vários municípios. Na capital, Florianópolis, desde a virada do ano, mais de 1.300 casos de virose foram registrados na rede pública. Em Navegantes, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica registrou, nas últimas semanas, mais de 260 casos no Hospital Municipal Nossa Senhora dos Navegantes.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Dr. Pablo Sebastian Velho, os dados são tratados por semana epidemiológica. De 26/12 a 02/01 foram notificados 92 casos no Hospital de Navegantes, já de 02/01 a 09/01 foram registrados 175 casos.

Conforme a Vigilância Epidemiológica do Estado, o surto é comum nesta época do ano devido ao grande número de turistas na cidade. Entre as possíveis causas estão o consumo de água contaminada e de alimentos preparados de forma inadequada. Outra hipótese tem relação com a poluição do mar.

Sintomas

Os sintomas estão dor abdominal, podendo incluir diarreia, náusea e vômitos; dores no corpo; dor de cabeça e até febre, que costuma não ser muito alta. Um dos principais cuidados é manter o paciente bem hidratado, principalmente idosos e crianças.

Seguem alguns cuidados para evitar viroses:

1- Armazenar os alimentos e bebidas na praia em local seguro e refrigerado;

2- Lavar as mãos com água e sabão e/ou álcool gel;

3 – Ao adquirir alimentos e bebidas na praia, certifique-se da forma adequada de armazenamento;

4 – Em caso de sintomas como diarreia, náusea e vômitos, faça repouso, ingira líquidos e alimentos leves;

5 – Na persistência dos sintomas por mais de três dias, procure um médico.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros