fbpx

NAVEGANTES RECEBE FESTIVAL DE CANTIGAS DA CULTURA POPULAR

Na quarta-feira (9) começa o “2º Festival Canta, camará – Cantigas da cultura popular”. O projeto, aprovado pelo Edital Vilma Mafra 2022, é patrocinado pela Prefeitura de Navegantes, por meio da Fundação Cultural de Navegantes e organizado pelo Ecos de Santo Amaro Produções.

A abertura, que começa às 19h no CEU das Artes, será feita com uma vivência com Mestre Acordeon, aluno do lendário Mestre Bimba e reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho de quase meio século, em especial com a musicalidade da capoeira. Na quinta (10), Mestre Acordeon e convidados farão uma apresentação cultural a partir das 20h no mesmo local.

A programação segue na semana seguinte, com uma oficina de samba de roda com Mestre Gato Góes, de Santo Amaro da Purificação (BA), na sexta (18). No sábado (19), às 14h, ocorre a oficina de cantos de trabalho com Renata Mattar (SP), fundadora da Cia Cabelo de Maria. Às 17h30 o pocket show do Coletivo Ayomidê abre o Festival de Cantigas, evento de caráter não competitivo aberto aos compositores, compositoras, cantadores e cantadoras da cultura popular. Todas as ações acontecerão no CEU das Artes, no bairro Nossa Senhora das Graças.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link www.bit.ly/cantacamara2022. Mais informações através do WhatsApp 47 984629901.

Vivência com Mestre Acordeon

Mestre Acordeon conduzirá uma vivência explorando os aspectos da musicalidade que sua vasta experiência proporcionou. Desde a década de 1970, Acordeon desenvolve um trabalho pioneiro na musicalidade da capoeira, tendo lançado 9 discos e sendo o principal expoente da nova maneira de musicalizar essa arte da cultura popular. Nessa vivência, o Mestre explorará diversas possibilidades, utilizando não somente os instrumentos tradicionais da capoeira.

Apresentação cultural com Mestre Acordeon

Mestre Acordeon e convidados levam ao palco diversas das suas composições que fizeram história na linguagem musical da capoeira.

Oficina de Samba de Roda com Mestre Góes

A oficina explica sua história, seus fundamentos, os principais toques e cantigas. Tem o intuito de promover o registro da identidade cultural do samba de roda e salvaguardar essa manifestação afro-cultural responsável pela interlocução de saberes. , contribuindo para que a prática do samba de roda e os saberes tradicionais a ele associados continuem sendo transmitidos para as novas gerações. Durante a atividade, Mestre Góes explica, exemplifica e toca (com a ajuda dos participantes) os diferentes tipos de samba de roda (corrido, chula, martelo, etc.).

Oficina de Cantos de trabalho com Renata Mattar

A oficina proporciona uma vivência integral dos cantos de trabalho, assim como eram realizados nas próprias comunidades, unindo voz ao corpo através das cantigas e dos movimentos que as acompanham. São apresentadas cantigas de descascar mandioca nas casas de farinha, de pilar o milho, das batas de milho e feijão para descaroçar, das fiandeiras de algodão, cantigas de tirar o talo da folha de fumo, cantos de mutirão para pisar o chão de barro na construção de casas de taipa, cantigas das colheitas de arroz, cantos do cacau, das capinas e mutirões de roça, das lavadeiras, canoeiros, marisqueiras, entre outros.

Pocket-show com Coletivo Ayomidê

O pocket-show do coletivo musical Ayomidê , nome em yorubá que significa “Minha alegria chegou”, traz um encontro de tambores, vozes e corpos de mulheres que, através das músicas da cultura popular, buscam, encontram e difundem inspiração, resistência e felicidade. No repertório, há cantigas autorais e de representantes de diversas manifestações, como Clementina de Jesus (vissungos e jongo), Sinhá Rosária (samba de bumbo), Alessandra Leão (ijexá), entre outras.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros