Conforme uma pesquisa realizada pelo Setor de Fiscalização do Procon de Navegantes, houve aumento do preço médio da cesta básica em 4,92% este mês, em relação ao mês anterior. Os alimentos que apresentaram os maiores aumentos foram: batata lavada (78,69%), carne suína (39,78%), sabão em pó (32,43%), cebola (28,04%) e alho (25,34%).
A pesquisa também mostra que, apesar do aumento médio, alguns itens tiveram redução de preço como pasta de dente (-29,85%), sabonete (-28,01%), manteiga (-15,25%) e farinha de trigo (-9,50%). Como diversos itens apresentaram variações de preços maiores que 100% entre um mercado e outro, é importante o consumidor pesquisar bem antes de realizar as compras.
COMBUSTÍVEIS
Já nos preços dos combustíveis houve redução no mesmo período. O preço médio caiu pelo segundo mês consecutivo e ficou em -3,46%. O etanol teve redução de -5,54% e o diesel S-500 foi -5,05% menor. As eventuais irregularidades são apuradas em processos administrativos pelo Setor de Fiscalização do Procon de Navegantes/SC e pela Agência Nacional do Petróleo – ANP.
O Setor de Fiscalização do Procon, atendendo a sugestões da população navegantina, realiza fiscalizações mensais acerca da qualidade e quantidade do combustível vendido na cidade. O órgão ressalta a importância da participação da população no combate a condutas ilícitas contra o consumidor. Para fazer uma denúncia, basta enviar um e-mail ao Setor de Fiscalização do Procon no seguinte endereço: procon.fiscal1@navegantes.sc.gov.br