fbpx

COLUNA: POLÍTICA EM PAUTA

Lauro Scheel

Por Lauro Scheel

NOTA DE PESAR

Triste o falecimento (12/10) conhecido popularmente como “Chero” que tinha 66 anos e que conheci desde 2008 na campanha para prefeito junto com o ex-prefeito Roberto. “Chero” (Walmir Cesar Francisco) foi vereador e assumiu como Presidente da Câmara de Vereadores inicio de 2019. Conheci como presidente e também como vereador e durante ele como Superintendente da Sesan que sempre esteve disponível para conversar. Lamentamos seu falecimento

CAMPANHA VACINAÇÃO
Conversando com o Dr. Pablo, Secretário Municipal de Saúde me passou as informações que repasso a vocês…
A campanha teve início no dia 8 de agosto e estava previsto para continuar até dia 9 de setembro, mas foi prorrogado até o dia 30 de setembro com o intuito de aumentar as coberturas vacinais e a adesão da população à vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde de Navegantes, desde a primeira semana de vacinação traçou estratégias para alcançar as coberturas desejáveis (busca ativa, vacinação em escolas, ações aos sábados e horários estendidos) de acordo com a estimativa populacional estabelecida pelo Ministério da Saúde de 5.707 crianças com faixa etária de um a quatro anos de idade. Ao final da Campanha o município de Navegantes, teve um total de 3.497 doses aplicadas, alcançando 61,27% da cobertura vacinal.

VACINAS DISPONÍVEIS
A campanha finalizou no dia 30 de setembro, não sendo mais realizadas e registradas vacinas contra Poliomielite de Campanha, no entanto, as doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com sala de vacina, de acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI) para crianças com 15 meses (1º reforço) e aos 4 anos (2º reforço). Além do mais, as UBS Central, Meia Praia, Verde Mar, São Pedro, São Paulo, São Domingos II, Nossa Senhora das Graças, Porto das Balsas, Machados fornecem todas as vacinas do calendário básico, sendo elas BCG, Hepatite B, Poliomielite, pneumocócica 10 valente, Rotavírus, Penta Valente, Tríplice Viral, Tríplice Bacteriana, Hepatite A, HPV, Febre Amarela, Meningo ACWY, Meningocócica C, Varicela e Influenza.

VACINA COVID PARA CRIANÇAS
A vacinação da covid para as crianças está sendo realizada na Unidade Básica de Saúde São Domingos I, local no qual está centralizado a vacinação da COVID-19 para essa faixa etária, a partir de 03 anos de idade. A Secretaria Municipal de Saúde informou que a centralização da vacinação ocorre devido à baixa adesão desse público, evitando desperdícios de doses no qual o frasco contém 10 doses e após aberta deve ser utilizada em até 8 horas.

IRRESPONSÁVEIS
Os determinantes da recusa/indecisão vacinal são complexos e podem ser atribuídos à confluência de vários fatores socioculturais, políticos e pessoais; dúvidas sobre a real necessidade das vacinas, preocupações com a segurança das vacinas, medo de possíveis eventos adversos, conceitos equivocados sobre a segurança e eficácia das vacinas, preocupações com a possível “superexposição do sistema imune”, experiências anteriores negativas com vacinas, desconfiança sobre a seriedade da indústria produtora de vacinas e o sistema de saúde, pensamentos heurísticos, questões filosóficas e religiosas podem estar envolvidos

DOEM CABELO
Neste mês de maior intensidade devido ao outubro rosa, podemos ver diversas iniciativas e ações. Uma ação que achei importante é a de doação de cabelo para a a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Imaginem a alegria de alguém receber uma peruca após o tratamento. Atitudes assim mostram quanto pessoas se preocupam com pessoas.

Vereadora Lu Bitencourt

LU BITENCOURT
Conversando com a vereadora presidente, ela comentou comigo que “há um ano atrás me comprometi com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, em doar parte do meu cabelo para as vítimas de câncer. Promessa feita, é promessa cumprida!
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não importa se o cabelo tem química ou é tingido, mas é importante avisar o cabeleireiro que o objetivo do corte é a doação dos fios. Dificilmente o cabelo de uma única pessoa preencherá uma peruca, portanto é mais fácil buscar mechas de tom semelhante em cabelos naturais, sem tintura. Após cortados, a orientação é que os fios sejam colocados em um saco plástico e que nunca encostem no chão, para evitar a proliferação de micro-organismos, como bactérias e fungos, que podem fazer o cabelo mofar”. O exemplo dado possa ser seguido.

SAÚDE DA MULHER
Aconteceu na ultima quarta feira (19/10) nas dependências da Câmara de Vereadores de Navegantes uma roda de conversa sobre o tem “A Saúde da Mulher em Pauta”. O evento, realizado pela Procuradoria da Mulher presidida pela vereadora Sol Dapper, é alusivo ao mês Outubro Rosa, movimento internacional que visa à conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção contra o câncer de mama. Médica Dra. Ariane de Almeida Savaris e o Dr. Jorge Rebello além de dar uma palestra inicial, depois respondeu as perguntas do público presente, que aliás, perguntas e respostas importantíssimas para a saúde da mulher voltada principalmente ao câncer de mama. Muitas explicações que podem ser vistas ou revistas do material em arquivo no site da Câmara de Vereadores. Aconselho que quem não viu, veja pela importância dos esclarecimentos fornecidos. https://www.youtube.com/watch?v=bnm_TynKHRc

SALVE A SELEÇÃO!
Como é lindo ver o brasileiro mostrar o seu amor a seleção brasileira: vestindo a camisa da seleção, colocando a bandeira brasileira em sua casa, nos carros e tudo vinculado a nossa seleção. Pelo menos o povo brasileiro está mostrando apoio a seleção brasileira e apóia o “escrete canarinho”. Isto é patriotismo acima das ideologias políticas e independe de time que torce. Unidos pelo verde/amarelo da nossa seleção. “Prá frente Brasil, salve a seleção”.

ELEIÇÕES DE 2024
Aproveitando o momento de eleição, surge uma pergunta: quem será candidato a prefeito na próxima eleição? Faltam dois anos, mas o tem “voa”. Liba se candidatará a reeleição? Ouvi que o ex-prefeito Emilio Vieira também já sussurrou vontade de ser candidato. Lino Bento tentará mais uma vez? E conversando pessoalmente, o ex-prefeito Roberto disse que é candidatíssimo. Haverá alguma outra opção de candidatura? Vamos lembrar que com a federação o quadro de apoio mudou muito e diversos partidos municipais distantes, agora com as normas federais se aproximaram. Tem o ditado “que quando acaba uma eleição já começa outra”.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros