fbpx

HOSPITAL PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO SOBRE M ANIMAIS PEÇONHENTOS

Animais peçonhentos são aqueles que possuem como mecanismo de defesa a peçonha (veneno) que, dependendo da situação em que se encontram são utilizadas em defesa própria ou para a preservação de sua espécie. Quando se sentem ameaçados por outro animal ou até mesmo pelo homem usam para se defenderem.

O contato com esses animais pode ocorrer pela pele (“queimaduras”), por meio de mordidas, picadas, ferroadas, arranhões ou ainda pela ingestão do animal. Os acidentes por animais peçonhentos são considerados um problema de saúde pública no Brasil, em virtude do elevado número de pessoas envolvidas anualmente, e também pela gravidade e complicações que podem apresentar.

Para auxiliar no atendimento de casos envolvendo animais peçonhentos a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) é vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde Santa Catarina realizou no mês de setembro a “Capacitação de Médicos e Enfermeiros para diagnósticos e tratamento de acidentes por Animais Peçonhentos”.

Participaram da capacitação profissionais do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes e da Secretaria Municipal de Saúde. Na oportunidade os profissionais relataram que o objetivo geral da capacitação foi o treinamento sobre notificações de acidentes com animais peçonhentos e apresentação de dados epidemiológicos. Sendo evidenciada a importância das notificações pelos serviços de Saúde.

Na ocasião foi apresentado aos participantes o CIATOX/SC (Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina) que é uma unidade pública de referência no Estado de Santa Catarina na área de Toxicologia Clínica, especializada em prover informações para o diagnóstico e tratamento de intoxicações e envenenamentos. O órgão mantém um serviço de plantão 24 horas para informações específicas em caráter de urgência aos profissionais de saúde, principalmente médicos da rede hospitalar e ambulatorial. Além de orientação de caráter educativo/preventivo à população em geral diretamente ou através de ligação gratuita pelo telefone 0800 643 5252.

Durante a capacitação, os profissionais foram orientados quanto às diferenças específicas dos animais Peçonhentos e dos venosos. Também receberam informações sobre as variações de toxidade dependendo da família da serpente; tratamento específico e orientações para observar a evolução clínica do paciente e características das lesões frente à picada dos mesmos.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros