fbpx

POLÍTICA EM PAUTA: COMEÇO DA INDEPENDÊNCIA

Lauro Scheel

Brasileiro é um povo livre e sempre lutou pela sua liberdade. Não aceitava ser explorado. Em 1792 tivemos a inconfidência mineira que lutava por liberdade e romper os laços da exploração. Movimento que foi sufocado e tivemos o mártir da inconfidência mineira e o símbolo desta luta pela liberdade, conhecido nos livros de história como Tiradentes.

PRINCESA LEOPOLDINA
Trinta anos depois, em 1822 tivemos a figura de um personagem real, um príncipe. Mas não podemos esquecer-nos das articulações de uma mulher, de uma princesa, a princesa Leopoldina, descente austríaca que estava no centro dos movimentos para nossa independência junto com José Bonifácio. Ressaltamos a grande participação que as mulheres tiveram em nossa história como em 1888 a princesa Isabel.

PRINCIPAL ARTICULADORA
Leopoldina é considerada por muitos historiadores como a principal articuladora do processo de independência do Brasil ocorrido entre 1821 e 1822. A mulher que arquitetou a independência do Brasil e graças a ela que o Brasil se tornou uma nação unida e um só país. Foi a conselheira de Pedro em importantes decisões políticas que refletiram no futuro da nação como o Dia do Fico e a posterior oposição e desobediência às cortes portuguesas quanto ao retorno do casal a Portugal. Leopoldina quando chegou ao Brasil ficou maravilhada com as belezas brasileiras e ela abraçou o Brasil como seu país. Precisamos atualizar os livros de história e incluir a importância das mulheres que ajudaram a fazer esta nação tão grande e maravilhosa.

INDEPENDÊNCIA OU MORTE?
Com a volta de João VI para Portugal, ficou Pedro como regente do Brasil. Pedro ficou ao lado do povo brasileiro e declarou a Independência do Brasil em sete de setembro de 1822, as margens do riacho do Ipiranga o que ficou registrado nos livros de história com a frase “Independência ou Morte”

“DEU-NOS A INDEPENDÊNCIA”
Dom Pedro I era uma figura de contradições, um liberal que se tornou absolutista, um dinasta que renunciou a dois tronos, um pai amoroso, um marido infiel. Se pesarmos, o fiel da balança penderá a favor de Dom Pedro I, ele nos garantiu a consolidação deste vasto império. Impediu o Brasil a condição de colônia de Portugal. E acima de tudo deu-nos a Independência. Sugiro ver o filme produzido em 1972 “Independência ou Morte”.

LIBERDADE
“Já raiou a liberdade no horizonte do Brasil”. Esta liberdade que temos completou duzentos anos. Vale ressaltar que a Argentina foi o primeiro país a reconhecer nossa independência. Um país livre, uma democracia resistente às articulações de golpistas, ditadores. O povo brasileiro não aceita mais ser escravo de ditadores, não aceita golpes de pequenos grupos de arruaceiros. Temos uma democracia e se não temos uma constituição perfeita, temos uma constituição que nos rege e a liberdade de poder votar e escolher os governantes, de se reunir com a ideologia religiosa livre, de ser livre na escolha sexual, ser livre de organização política. Se fizer um bom governo, reeleger. Senão, trocamos. O que vale é a vontade do povo de escolher.

URNA ELETRÔNICA
E temos um meio tecnológico seguro e serio de eleger: a urna eletrônica que é totalmente confiável e acabou com a corrupção de urnas “grávidas” quando eram de papel. Seguras e elogiadas no mundo a fora. Desde a sua implantação, houve alternância de poder conforme a vontade do povo. Quem fala mal, que já foi eleito por ela, é mal perdedor e para mal perdedor o remédio é chorar no seu travesseiro de estimação.

ELEIÇÕES
Dia 02/10 teremos eleições. Temos vários candidatos à presidência e teremos opções de ideologias e planos de governo. Particularmente quero um presidente que cuide dos mais necessitados. É inaceitável que o Brasil que é o celeiro do mundo e tem mais de trinta milhões de seres humanos, brasileiros que passam fome. Quero um país onde uma mãe possa comprar um iogurte ou um chocolate para seu filho, quero um país com menos armas e mais amor entre as pessoas; quero um país com amor e respeito aos que pensa diferente.

UNIÃO DAS DIFERENÇAS
O Brasil é feito de diferenças e é isto que faz do Brasil uma grande nação. O direito ao livre arbítrio, a opinião, poder escolher seus candidatos livremente, poder se reunir com os iguais as suas crenças religiosas, poder discutir futebol, novela, política. Saber ouvir e respeitar idéias contrárias. Ter instituições livres e responsáveis e não engavetadores de processos. Quem fez errado, seja quem for, deve pagar pelos seus atos. As instituições precisam cumprir suas responsabilidades constitucionais. Sete de setembro é um símbolo de independência e liberdade. Vamos lutar sempre para sermos livres e poder ter o direito de pensar, falar, escrever.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
A Procuradoria da Câmara de Vereadores tem patrocinado Fóruns de discussão sobre o compartilhamento de boas práticas, troca de informações, analise de dados de violência contra a mulher ampliando a divulgação dos canais de denúncias e fortalecer a rede proteção às vitimas conforme palavras da vereadora Sol Dapper.

PARTICIPAÇÃO
O Fórum conseguiu ter a participação da delegada-geral adjunta da Polícia Civil de Santa Catarina, Ester Fernanda Coelho, e da coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso – DPCAMIs, delegada Patrícia Zimmermann D’Avila. Contou também com a Promotora de Justiça Dra. Roberta, soldado da Policia Militar soldado Luana, Dra Ilderleia Presidente da comissão de combate a violência da OAB Subsessão Navegantes, Ademar Gaedke representando Assistência Social do município, Delegada de Policia Civil Dra Patricia Burim. Pessoas que convivem com estes problemas no dia a dia.

ASSISTA AO FÓRUM
Interessante o que vou comentar e ações que estão e podem ser tomadas para tentar proteger principalmente a mulher. O fórum pode ser visto acessando o site da Câmara de Vereadores e também www.youtube.com/watch?v=rQVP2TFW8r0

REDE CATARINA
A soldado Luana da Policia Militar comentou sobre “Rede Catarina da Policia Militar, um programa voltado paras as mulheres vítimas de violência doméstica”. Ainda pouco conhecido pelas mulheres. A Polícia Militar tem um aplicativo … PMSC Cidadão.

BOTÃO DO PÂNICO
Resumidamente destaco dois pontos entre muitos discutidos no Fórum. Veja o fórum para maiores informações. Primeiro ponto super importante que toda mulher que tem medida protetiva tem acesso ao Botão do Pânico. A mulher que tem acesso ao Botão do Pânico a Policia Militar tem acesso a localização dela em tempo real. Acionado o Botão do Pânico um guarnição da Policia Militar vai atender com prioridade.

MUDAR E RESPEITAR
Outro ponto importante do meu ponto de vista, que foi comentado e que deverá ter mais discussão a respeito, é sobre o agressor. Não adianta apenas punir ele. Depois volta e faz a mesma coisa com outra mulher. Precisamos incutir e mudar a idéia para que ele não volte a cometer mais tais atos. Ainda vivemos em muitas regiões o sistema patriarcal em que o homem é dono da mulher. Vivemos no século XXI e este pensamento é inaceitável tanto que hoje quantidade infinita de lares são geridos e administrados por mulheres. É inaceitável que não tenham respeito às mulheres, que eram os filhos. Nós estamos aqui porque tivemos uma mulher que nos gerou. Precisamos respeitar a cada ser vivo e nunca praticar violência com quer que seja. Deus é amor e devemos amar a todos os seres vivos.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros