fbpx

COLUNA: POLÍTICA EM PAUTA

Lauro Scheel

LOCAIS DE VOTAÇÃO

A Justiça Eleitoral comunica aos eleitores de Navegantes a alteração dos seguintes locais de votação:

  • As seções eleitorais nºs. 63, 64, 65, 66, 67, 68, 181 e 188 da Escola Municipal Professora Eni Erna Gaya (Bairro São Domingos II) foram transferidas para o Centro de Educação Municipal Professora Neusa Maria Rebello Vieira (Rua José Alcebíades Laurentino, 350, Centro).
  • A Escola de Educação Básica Municipal Professora Vilna Corrêa Pretti (seções eleitorais nºs. 127, 128, 129, 130, 171 e 186) mudou para novo endereço situado à Rua José Toledo dos Santos, n. 30, Bairro São Domingos II.
    As seções eleitorais nºs. 103, 104, 105, 169, 176, 190 e 194 da Escola de Educação Básica Municipal Professora Maria Ivone Müller dos Santos (Bairro São Paulo) foram transferidas para o Centro de Educação Municipal Giovana Soares da Cunha situada na Rua Francisco de Paula Seara, n. 685, Bairro São Paulo.

VOTO MUDA NOSSA VIDA
Um dos votos mais importante que temos é do Deputado Federal (o primeiro voto na urna eletrônica). É o Deputado Federal que fiscaliza o executivo ou pelo menos precisava e também fazem leis que é importantíssimo já que cabe aos Deputados Federais e Senadores fazerem leis claras e responsáveis para não serem discutidos no Supremo Tribunal Federal. Hoje quem “apóia o rei” tem emendas de relator meio obscuras também conhecidas como Emendas Secretas.
Infelizmente o deputado e senador que não apóia e nem puxa o saco do governo, não tem. As emendas deveriam ser iguais a todos os deputados e senadores como acontece com as emendas impositivas. Vamos escolher um candidato que não esteja nesta sujeira.

STF
É a ultima instancia e cabe ao STF guardar a Constituição e as Leis. O STF só dá um parecer quando é acionado e precisa se posicionar sobre determinada Lei ou obscuro na Lei. Por isto cabe ao eleitor aqui em Santa Catarina ser sábio em escolher os representes do Estado para assumirem em Brasília e escolher pessoas honestas e que não estejam envolvidos em irregularidades e que não sejam corruptos apoiando orçamentos obscuros e nem participando de falcatruas e sim trabalhem em favor do povo e em favor de Santa Catarina. Leis bem feitas não surgem duvidas de interpretação. O STF somente interpreta quando há leis mal feitas ou leis tendenciosas ou fora da Constituição.

EM QUEM VOTAR PARA GOVERNADOR?
Para governador precisamos votar em um candidato que esteja preocupado com SC e que seja preocupado com nossa Navegantes, que não seja contra a duplicação da BR470 trecho de Navegantes e retire recursos e envie para outras regiões e sim ajude a trazer recursos para nossa região e cidade, que atenda a todos o municípios e seus representantes destinando recursos para cada município conforme suas necessidades. Temos vários candidatos e não poderemos dizer depois que não tínhamos opção. Nosso voto em Navegantes precisa ser consciente e escolher com competência e que seja parceiro da nossa cidade.

COMO VOTAR?
Na urna eletrônica o primeiro voto será para deputado federal composto por quatro dígitos, em seguida deputado estadual com cinco dígitos, após para senador com três dígitos e o quarto voto é para governador com dois dígitos que corresponde ao numero do partido e o quinto voto para presidente também com dois dígitos que corresponde ao partido. Lembrando que digitando o numero de seu candidato seja qual for o cargo, aparecerá a foto do candidato na urna.

VOTO É SECRETO
O voto é algo pessoal e ninguém poderá ficar sabendo. Diante da urna eletrônica você pode votar de acordo com a sua consciência e sua vontade de forma secreta: ninguém saberá em que você votou. Cabe ressaltar que é proibido gravar ou fotografar o voto, como sempre foi proibido em todas as eleições anteriores. O voto é secreto e pessoal. Vote de acordo com a sua consciência nos candidatos de sua preferência.
Ninguém saberá em quem você votou. Use o seu direito de escolher seus representantes seja para (ordem de votação): Deputado Federal, Deputado Estadual, Senador, Governador e Presidente. É permitido que o eleitor leve uma cola com o numero dos candidatos. Esta colinha não pode ser distribuída a outras pessoas. É pessoal e intransferível.

GOELA ABAIXO NÃO
Tivemos moção de repudio aqui na ultima sessão da Câmara de Vereadores protocolada pelo vereador Toninho Uller aprovado por unanimidade como também aconteceu com a Câmara de Vereadores de Itajaí, moção de repúdio do vereador Beto Cunha, Os repúdios estão acima de ideologias política e sim a favor do complexo portuário Itajaí/Navegantes e cuidando de nossa região.

MOÇÃO REPÚDIO

As Moções tanto em Navegantes quanto em Itajaí são de repúdio “à postura retrógrada e protecionista adotada pela Associação Brasileira dos Terminais Portuários – ABTP, referente à desestatização do Porto de Itajaí”. Conforme Toninho Uller, a ABTP apresentou requerimento ao Tribunal de Contas da União – TCU solicitando que os armadores – empresas proprietárias dos navios – sejam impedidos de participar do processo de desestatização.
“A ABTP contesta a participação dos armadores no leilão do Porto de Itajaí, uma iniciativa que deve reduzir a concorrência e afetar as negociações.
Os grandes armadores já operam outros terminais no Brasil e são reconhecidos mundialmente pela eficiência no serviço. Nosso estado tem os melhores índices de eficiência portuária no país. Vamos lutar por sua manutenção e repudiamos qualquer tentativa de afetar uma das principais atividades econômicas de nossa região”, informa o vereador.

CANDIDATOS NAVEGANTINOS NESSAS ELEIÇÕES
Teremos candidatos de Navegantes que moram aqui! postulando cargos nesta eleição. São moradores de Navegantes: Deputada Federal: Juliga – 1242 – Foi candidata a vereadora em 2020; Deputado Estadual: Cabo Benassi nº 27022 – foi candidato a vice-prefeito na chapa com Murilo Cordeiro; Subtenente Wancarlos 44999 É atual vice-prefeito (Navegantes) eleito em 2020; Mirna Bublitz – 14470 – Candidata a vice prefeita em 2020.

COMO É BOM…
Como é bom período eleitoral: gasolina baixa, diesel baixa, o governo federal dá auxílios mais generosos (apesar de valores ridículos) e tudo é pintado como um mundo da fantasia. Parece que não tem trinta e três milhões de pessoas passando fome, criminalidade pelo excesso de armas facilitadas na aquisição. Se a eleição fosse em dezembro talvez conseguíssemos a gasolina a preço menos de um real por litro kkk. Eleição faz milagres.

INDICAÇÃO VEREADORA LU
Interessante a preocupação com ciclista que faz horrores e trafegam em sentido contrário correndo enormes riscos. A vereadora solicitou e levantou a questão de analisar acerca da criação de uma Campanha Municipal sobre segurança dos ciclistas visando de forma educativa trazer informações sobre espaços, sinalizações e responsabilidades para um trânsito seguro com inclusão das bicicletas já que é um meio muito usado, prático e bem acessível. A campanha irá agregar conscientização e educação em defesa da vida e da segurança no trânsito.

EVENTO: VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA CONTRA AS MULHERES
Próxima terça feira (26/09) terá uma “roda de conversa” promovida pela Procuradoria da Mulher com a participação da vereadora Sol Dapper, Presidente da Procuradoria da Mulher, Dr. Pablo (Secretário Municipal de Saúde), vereador Toninho Uller que também compõe a Procuradoria da Mulher, vereadora Presidente Lu Bittencourt e a psicóloga Silvia Maria Günther.
A roda de conversa acontecerá na Câmara de Vereadores a partir das 19:30 horas e será transmitido ao vivo pelos canais da Câmara de Vereadores de Navegantes com o tema: Violência Psicológica e a saúde mental de mulheres que sofrem esse tipo de violência e suas conseqüências. Participe do evento na Casa do Povo!


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros