O município de Navegantes comemora os seus 60 anos de emancipação político-administrativa. Mas o desenvolvimento veio tímido, no entanto hoje, Navegantes bate recordes na arrecadação e geração de empregos e renda. Um dos grandes responsáveis por este cenário é o crescimento da construção civil, que vem fazendo a cidade crescer verticalmente.
Números comprovam o crescimento no setor.
Conforme o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina. (CRECI/SC), no município de Navegantes há cadastro de 501 corretores de imóveis ativos trabalhando na venda de apartamentos nos numerosos prédios que vêm sendo construídos.
De acordo com o corretor imobiliário Biank Inácio, as construtoras locais cresceram mesmo durante a pandemia, lançando mais edificações do que em outro período, tanto de quadra mar, quanto de frente mar. Segundo ele, o esperado é que, nos próximos cinco anos, o mercado imobiliário tenha uma expansão ainda maior que nos últimos 10 ou 15 anos.
Uma das construtoras que atua na cidade, a SBJ confirmou que nos próximos cinco anos irá investir R$ 150 milhões em novos empreendimentos na cidade. O cronograma da empresa prevê o início de obras pelos próximos três anos, em seis novos projetos: três na Praia Central e os outros três na Praia do Gravatá.
Investidores de fora também têm empreendido na cidade. A Incorporadora Vokkan, empresa responsável pelo primeiro bairro parque do Brasil, o Vivapark Porto Belo, obteve, no começo do mês, a licença ambiental no órgão municipal, para construir o mesmo modelo de bairro planejado em uma área no bairro Meia Praia, em Navegantes, porém ainda maior.
A expectativa é grande para esse negócio que irá movimentar todo um segmento. O projeto prevê área comercial; área residencial – tanto para compra de lotes com opção de 100 projetos para serem seguidos, quanto para compra de apartamentos em edifícios; salas comerciais; área de parque e uma área turística com acesso a bares e restaurantes dentro do bairro. Além disso, o projeto incluiu parque tecnológico, uma universidade, escola, open mall e parques para lazer.
Geração de novos empregos
O resultado positivo da construção civil tem favorecido também a geração de novos empregos na cidade. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério da Economia apontam que o setor gerou um saldo de 854 novos empregos entre janeiro e junho em 2022, o que representa 64,1% das novas vagas na cidade, ganhando até mesmo do setor de serviço, maior gerador de ICMS do município.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Receita, Rodrigo Silveira, a construção civil é um setor estratégico, pois demonstra que há novos investidores e moradores acreditando na cidade.
O prefeito Liba Fronza acrescenta que o município promoveu uma grande desburocratização na aprovação de projetos construtivos, o que ajudou na melhoria da economia local. “Estamos finalizando o novo Plano Diretor, que vai dar o caminho que deveremos seguir na próxima década, destravando inúmeros investimentos e gerando qualidade de vida aos cidadãos”, comemora.