O Semasa de Itajaí adverte que qualquer alteração em hidrômetros e cavaletes só pode ser feita pelas equipes a serviço da autarquia municipal, com ordem de serviço emitida oficialmente. As intervenções não autorizadas geram multas e ainda pode ser necessário refazer todo o serviço. Os procedimentos válidos sempre são cobrados exclusivamente por meio da fatura de água, jamais aceite nada oferecido “por fora”.
Quando um consumidor de Itajaí necessita que a localização do hidrômetro seja alterada, seja para adequação à caixa-padrão, melhoria do acesso aos leituristas, mudanças arquitetônicas ou qualquer outra razão, é necessário entrar em contato com o atendimento do Semasa, pessoalmente, na sede da autarquia, ou por whatsapp no (47) 99261-3492.
Para autorizar o serviço, o setor de cadastro do Semasa vai precisar de quatro fotos mostrando o novo local em que o hidrômetro deve ficar. Uma deve mostrar a fachada completa do imóvel, para auxiliar a localização pela equipe; outra deve mostrar a caixa-padrão instalada, com o tubo-camisa visível; a terceira deve mostrar o interior da caixa-padrão instalada, sem tampa ou com ela aberta; e a quarta deve mostrar a parte traseira da caixa-padrão, incluindo o registro interno.
O consumidor que realizar qualquer modificação no ramal de água, incluindo o cavalete e o hidrômetro, estará sujeito a penalidades como multa e pagamento dos serviços de correção. Se alguém se oferecer para fazer qualquer coisa em sua ligação de água sem ordem de serviço expedida pelo Semasa e cobrada apenas por meio da fatura, recuse e denuncie, pois assim você estará prevenindo problemas para você e para outros. “Fazer o correto, seguindo o regulamento e tirando todas as dúvidas, sempre compensa” conclui Maycon Vargas, Diretor de Relacionamento com o Cliente.
Confira sempre a tabela de serviços vigente do Semasa em http://www.semasaitajai.com.br/?modo=sobre&secao=tabelaTarifaria, pois assim você sempre saberá os valores verdadeiros e atualizados. Por vezes, quem realiza serviços na ilegalidade também se aproveita do desconhecimento para cobrar valores exorbitantes.
O Semasa também oferece opções de parcelamento para os serviços, basta solicitar ao atendimento. Caso seja inscrito no CadÚnico, o consumidor pode verificar se a sua família se enquadra na Tarifa Social, o que reduz muito as cobranças relacionadas a água e esgoto. Para dúvidas sobre a caixa padrão, o Semasa possui materiais didáticos em seu site oficial e redes sociais.