O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes através do Núcleo de Educação Permanente -Comissão Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Redeh, associação que administra a entidade de Saúde, investe em ações de capacitação.
De acordo com os profissionais do CCIH, a realização de treinamentos aos profissionais de saúde se faz relevante, uma vez que as infecções relacionadas à assistência a saúde são classificadas como as maiores causas de óbitos de doentes de diferentes idades elevando os custos das instituições enquanto prestadora de saúde e gerando ao paciente, danos diretos e indiretos.
Os profissionais destacam que “contudo a prática de higienização das mãos conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) possibilita a redução na taxa de infecções e aumenta a segurança dos pacientes em todos os ambientes”.
A CCIH observa ainda que “as medidas preventivas vinculadas a biossegurança, como o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPIs), adequada higienização das mãos, assepsia das superfícies e bancadas do ambiente de trabalho, compõem um fator importante para barrar a dinâmica de farmacorresistência dos microorganismos”.
Higienização das Mãos