fbpx

CASOS DE DENGUE EXPLODEM NO BRASIL

imóveis ribeirinhos poderão ser regularizados em navegantes

Segundo boletim recém-divulgado pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrou este ano 382 mortes por dengue até o dia 21 de maio. Ao longo de todo o ano de 2021, foram registrados 246 óbitos. Estes dados apontam para um aumento significativo nas mortes causadas pela doença este ano. Com relação aos casos de dengue, segundo boletim do mesmo Ministério, divulgado no início de maio, o País registrou aumento de 113,7% nos casos da doença (542.038 casos prováveis) de 2 de janeiro até 23 de abril, em relação ao mesmo período do ano anterior. As regiões mais afetadas pela incidência de dengue são a Centro-Oeste, seguida pelas regiões Sul e Sudeste.

“Os dados indicam um surto da doença adentrando o outono. Em geral, o verão é a época mais propícia para uma luz vermelha acender em relação aos casos de dengue, zika e chikungunya. Altas temperaturas e chuvas favorecem o aumento da população do vetor com um duplo resultado: em contato com a água das chuvas, os ovos colocados há semanas ou meses podem eclodir e dar origem a milhares de novos mosquitos transmissores (Aedes aegypti). Ao mesmo tempo, com as chuvas, aumenta a oferta de criadouros para as fêmeas do Aedes colocarem seus ovos”, explica a Dra. Márcia Lima Dantas.

DENGUE EM NAVEGANTES

A Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DVE), divulgou o boletim mensal da dengue em Navegantes.  Desde o início do ano, o município acumula 1.369 focos do mosquito Aedes aegypti. Os bairros mais infestados são Centro (363), Gravatá (270) e Meia Praia (157). Foram confirmados 110 casos, sendo 101 contraídos dentro do município. Não foram registrados óbitos decorrentes da doença neste ano no município.

SINTOMAS

Os sintomas são febre alta (39ºC a 40ºC), de início repentino, associada a dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas e atrás dos olhos, vermelhidão no corpo (exantema) e coceira. “Perda de apetite, náuseas, vômitos e diarreia não volumosa podem estar presentes, mas são menos frequentes”, explica a especialista.

MEDIDAS DE COMBATE

Com a escalada do surto de dengue em todo o País, as medidas de contenção da proliferação do mosquito da dengue são muito importantes e devem ser adotadas por todos. Deve-se observar lugares que podem acumular água parada, como em caixas d’água mal tampadas, carros e pneus abandonados e até mesmo em lixos e folhas nas ruas e calçadas. Nesse sentido, é preciso manter bem tampadas caixas, tonéis e barris de água, e colocar o lixo em sacos plásticos, com a lixeira sempre bem fechada, sem qualquer acúmulo de água.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros