fbpx

HAITIANOS INICIAM CURSO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS EM NAVEGANTES

haitianos iniciam curso de português para estrangeiros em navegantes

Na quarta-feira (23), foram lançadas, oficialmente, na escola Prof. Eni Erna Gaya, as aulas do curso de língua portuguesa para estrangeiros. As aulas ocorrerão durante duas noites, nas quartas e sextas-feiras, a partir das 19h, e os alunos terão direito a um lanche, além de material didático do curso.

O evento contou com a presença do prefeito Liba Fronza, da secretária municipal de Educação, Patrícia Cidral, do diretor-executivo da Associação, de Haitianos de Navegantes, professor João Edson Fagundes, da coordenadora do EJA de Navegantes, professora Sônia Vieira da Costa, e dos vereadores Adriana Macarini e Gerson Fagundes.

Curso foi lançado oficialmente na EM Eni Erna Gaya

Segundo o diretor João Edson Fagundes, o projeto é a consolidação de uma iniciativa de cinco anos, quando as aulas eram ministradas em escolas do município, só que dentro de uma proposta de voluntariado, sem que tivesse alguma certificação.  Agora, o curso passa a ser oficial e os alunos receberão  certificado, o que possibilitará aos imigrantes haitianos aprender noções básicas de português e da cultura brasileira, assim como utilizar este documento  como requisito para adquiri a cidadania brasileira, entre os demais documentos necessários para esse fim.

“A comunidade haitiana está muito feliz com essa iniciativa e espera que o projeto venha para ficar e atender suas necessidades no uso do idioma no seu cotidiano. Parabéns a todos os envolvidos neste importante projeto que certamente trará muitos benefícios para estes imigrantes”, destacou João Edson.

O prefeito Liba parabenizou o professor João Edson por sua coragem e perseverança em não desistir da nobre causa e se colocou à disposição para fortalecer, ainda mais, o curso.

Os demais presentes enalteceram a iniciativa da comunidade de Navegantes em acolher os imigrantes haitianos e oportunizar a eles o curso da língua portuguesa para que possam, além de se comunicarem e se inteirarem socialmente, utilizar nas suas entrevistas de emprego e na convivência no país que os acolheu.

O curso é uma iniciativa da Associação dos Haitianos de Navegantes em parceria com a Coordenadoria Regional de Educação – Secretaria de Estado de Educação, Unidade Descentralizada de Educação de Jovens e Adultos – EJA e Prefeitura de Navegantes, por meio da Secretaria de Educação.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros