Está todo mundo comentando sobre a cerimônia do Oscar 2022, que foi marcada pelo tapa que Will Smith deu no comediante Chris Rock. A agressão ocorreu após o apresentador contar uma piada sobre a esposa de Will, a atriz Jada Smith, que está careca.
*
Na ocasião, Rock comparou-a à personagem vivida por Demi Moore no filme “GI Jane” em que raspava o cabelo na vida militar. O termo “GI Joe” em inglês se refere ao soldado engajado no serviço militar e GI Jane seria a sua versão feminina. Na vida real, Jada enfrenta há seis anos a alopecia areata, uma doença autoimune e inflamatória que provoca a queda do cabelo. Em 2021 ela contou no Instagram que por estar com muitas falhas no cabelo decidiu raspar a cabeça.
*
Para as mulheres, o cabelo é símbolo de feminilidade, beleza e juventude, por isso afeta muito a auto-estima.
*
Na alopecia areata, os fios caem mais frequentemente em falhas circulares e a extensão dessa perda varia. Em alguns casos, poucas regiões são afetadas, já em outros, a perda de cabelo pode ser maior.
*
A condição pode afetar homens e mulheres, tendo o envolvimento de diferentes fatores, como estado emocional (estresse), genética, traumas físicos e quadros infecciosos.
*
Em alguns casos, é possível que o paciente perca os pelos de outras partes do corpo, como barba, cílios e sobrancelhas.
*
A alopecia não tem cura, mas existem tratamentos eficazes para a condição, por isso é fundamental conversar com seu dermatologista caso você repare que está perdendo mais fios do que o normal.
*
Para mim, com cabelo ou com a cabeça raspada, Jada Pinkett Smith é lindíssima!