fbpx

RACIONAMENTO DE ÁGUA É INDISPENSÁVEL PARA RECUPERAÇÃO DO ABASTECIMENTO EM ITAJAÍ E NAVEGANTES

estação de tratamento itajaí ETA

Conforme a Semasa, o consumo continua acima do normal.

Nesta terça-feira (04), o abastecimento nas cidades de Itajaí e Navegantes ainda está prejudicado pela turbidez excessiva da água bruta do rio e pelo alto consumo da temporada.

Na medição mais recente, realizada por volta das 8h, a água bruta do rio Itajaí-Mirim apresentou 521 unidades de turbidez (ut), mais de cinco vezes o padrão do sistema. Abaixo de 500, poderá ser acionada mais uma bomba. Dessa forma, a produção de água seria aumentada, com ainda mais litros produzidos por segundo.

As ETAs do município (São Roque e Arapongas) operam em sua capacidade máxima – 967 litros por segundo. Nos próximos dias, pode haver maiores problemas de turbidez, devido à despressurização ocorrida ontem. Também serão sentidos, em menor grau, efeitos de baixa pressão e falta d’água em pontos de Itajaí e Navegantes. O ponto com pressão mais baixa no momento é o bairro do Centro que, contudo, ainda opera em níveis de acordo com a legislação.

Ainda não há previsão para a volta da normalização do abastecimento. Como o momento é de fragilidade, o SEMASA reforça a importância da economia e uso racional da água tratada. Deve-se evitar atividades não-essenciais e é recomendada a economia da água dos reservatórios particulares.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros