No Domingo (30), atracou o primeiro navio do serviço SAT (South America – Africa – Triangle Service) do armador Hapag-Lloyd, que com escala em Navegantes, conecta os portos de Durban e Luanda. O navio Polônia de 220m LOA e 32,3m BEAM, com capacidade de 3,091 TEUs, faz parte da nova linha que a Portonave anuncia para 2022.
Para o Supervisor Comercial, Luís Lemos, a produtividade, a infraestrutura do Terminal e a qualidade no serviço prestado aos clientes, foram decisivos ao armador. “Fechar este contrato do serviço SAT mostra que estamos atentos ao mercado em busca de novas conexões para nossos clientes, assim como diversificando nosso portfólio de linhas marítimas.”, comenta Lemos.
Com a mudança do serviço SAT de Itajaí para Navegantes, a Portonave passa a ter exclusividade das cargas em contêiner do Brasil com origem e destino à África Ocidental, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, por meio do porto de Luanda, capital de Angola.
Os principais produtos movimentados na exportação desta linha são: proteína, óleos e gordura animal, produtos químicos e madeira e seus derivados. Na importação, aparecem minérios, ferro fundido e produtos químicos inorgânicos.
Atualmente, a Portonave soma 11 linhas para quatro continentes. O tráfego com a África é uma das rotas marítimas mais importantes que envolvem o Brasil e, por meio das exportações, é significativa para a economia de Santa Catarina.