fbpx

5 DICAS DE CUIDADOS COM OS CABELOS NO VERÃO

Giane Gauze

No verão, o cabelo, assim como a pele, sofre várias agressões por conta da exposição ao sol, à água salgada e ao cloro da piscina. Por isso, temos que ter alguns cuidados para manter os fios bonitos e saudáveis. Confira:

1) PROTEÇÃO SOLAR: Use protetor solar capilar antes de se expor ao sol, ele pode ser uma bruma capilar, spray ou em creme. O sol é um grande agressor para os cabelos, causando oxidação dos aminoácidos dos fios, o que diminui a sua resistência. Não esquecer de se proteger também com barreiras físicas como chapéus e bonés – neste sentido, as viseiras não ajudam.

2) ÁGUA DOCE: É essencial lavar em água doce ANTES de entrar no mar ou piscina para evitar a absorção do cloro, e enxaguar em água doce DEPOIS que sair da piscina ou do mar para limpar os fios, principalmente para o cabelo quimicamente tratado. O excesso de cloro, o sal marinho e a imersão prolongada na água provocam a piora no ressecamento dos fios, com abertura das cutículas das hastes capilares, deixando-os opacos, quebradiços e sem brilho.

3) XAMPU: procure lavar uma ou duas vezes por semana com um xampu de limpeza mais profunda (anti-resíduos) ou anticaspa, dependendo do caso e da indicação do seu dermatologista. Nas demais vezes tente alternar com xampus menos agressivos (sem sulfato) pois as lavagens muito frequentes podem agredir os fios.

4) HIDRATAÇÃO: Passe condicionador do meio do cabelo para as pontas. Normalmente uma boa máscara hidratante capilar, uma vez por semana é suficiente.

5) CHAPINHA E SECADOR: evitar ao máximo usá-los todos os dias ou, então, use-as em uma temperatura mais baixa, pois o calor, além de eliminar a hidratação natural, evapora a água de dentro da fibra capilar, formando uma condição que se chama “cabelo bolha” (“bubble hair”), ou seja, um fio extremamente sensibilizado e danificado.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros