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FINANCIAMENTO DO TÚNEL ENTRE NAVEGANTES E ITAJAÍ É AUTORIZADO

Túnel entre Navegantes e Itajaí

A Comissão de Financiamentos Externos do Ministério da Economia autorizou o financiamento de US$ 120 milhões do Banco Internacional para empréstimo internacional que irá custear o Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí.

O projeto regional contempla três importantes obras: o túnel para ligar Itajaí a Navegantes; o transporte público integrado com ônibus elétrico para a região entre Bombinhas e Balneário Piçarras; e a reurbanização da orla da Praia Central de Balneário Camboriú pós-alargamento.

O valor do financiamento, autorizado em 13 de dezembro, equivale a, aproximadamente, R$ 685 milhões. O Ministério da Economia informou na segunda-feira (20) que a liberação do empréstimo deve ser publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana. A contrapartida do financiamento deverá ser amortizada em 25 anos. Já os investimentos privados devem ultrapassar a casa dos 240 milhões de dólares.

O prefeito de Navegantes, Liba Fronza (DEM), esteve reunido, na segunda-feira (200, na Prefeitura de Itajaí, com os prefeitos de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), e de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PODEMOS), e com o presidente da Amfri, Emerson Stein, também prefeito de Porto Belo, para avaliar a aprovação do crédito internacional. “Agora, vamos criar uma comissão para o estudo de viabilidade. Será um grande e longo projeto que entrará para a história como um divisor de águas para o desenvolvimento de nossa região”, comentou o chefe do Executivo, em suas redes sociais.

Túnel entre Navegantes e Itajaí

A construção do túnel no rio Itajaí-Açu é a obra mais audaciosa do projeto. O acesso será tanto para o transporte rodoviário como também para pedestres e ciclistas. A profundidade do túnel poderá chegar a 23 metros.

Conforme a  Amfri, os estudos do projeto apontam que será cobrado um pedágio para o túnel que varia entre R$ 4,50 e R$ 10. Haverá três faixas de tráfego para cada sentido, sendo uma para cada direção exclusiva para o transporte coletivo. Ciclistas e pedestres passarão por uma passagem no meio.

O início de operação do transporte coletivo integrado está previsto para o primeiro semestre de 2024. Já o túnel, se tudo ocorrer conforme o previsto, deverá estar aberto ao tráfego em 2028. E as ações de mobilidade na orla central da praia de Balneário Camboriú devem estar concluídas até o final de 2024.


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