fbpx

EDITORIAL: TARRAFA CULTURAL MOVIMENTANDO A CULTURA EM NAVEGANTES

tarrafa cultural

O “Festival de Corais” é mais uma ação cultural que irá abrilhantar o Natal em Navegantes. Realizado pelo Ministério do Turismo e Instituto Portonave de Responsabilidade Social, por meio do projeto Tarrafa Cultural, que é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura, possibilitou a oferta gratuita de oficinas de canto/coral e dança/jazz para a comunidade navegantina.  

Com nomes renomados no cenário musical, como o de Hortênsia Vechi, mestra em Educação Musical pela UDESC, o festival leva aos bairros o melhor da cultura, em tempos em que a cultura de massa é cada vez mais banalizada.  

O projeto Tarrafa Cultural teve início em janeiro de 2020, como parte do Plano Bianual de Atividades do Instituto Portonave. Ele busca ofertar atividades artísticas e culturais para a comunidade e região. Já contou com arte em grafitti “Minha Vida no Mar”, feita pelo artista Rafael Lemmmas, na Avenida Portuária Vicente Coelho. Contou também um Concurso de Poesias realizado com os alunos do 5º e 6º anos das escolas públicas de Navegantes, com premiação aos 10 primeiros colocados, entre 215 poesias recebidas e 12 escolas participantes. Somam-se ainda a realização de exposições de artes, circuito de cinema e festival de coralistas.

Vale destacar que grande parte das atividades foram realizadas em ambiente virtual e de forma gratuita, buscando atender à comunidade em geral e aos decretos em relação ao isolamento social emitidos pelo governo.

E assim se valoriza as manifestações artísticas por meio de oficinas online gratuitas, apoio aos artistas locais e mais cultura para a cidade de Navegantes, conforme rege o Instituto Portonave de Responsabilidade Social, que tem como objetivo desenvolver e apoiar programas e projetos por meio do incentivo ao voluntariado, com temas voltados à cultura, à proteção do meio ambiente, esporte e demais ações de interesse comunitário.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros