fbpx

RODA DE CONVERSA ESTABELECE DIRETRIZES PARA CAMPANHA SOBRE ABANDONO DE ANIMAIS

RODA DE CONVERSA ESTABELECE DIRETRIZES PARA CAMPANHA CONTRA O ABANDONO DE ANIMAIS

A roda de conversa sobre o tema “Abandono de Animais”, realizada na noite da terça-feira (23), entre 19h e 21h30, no plenário da Câmara Municipal de Navegantes, estabeleceu diretrizes para a realização de uma campanha integrada para conscientizar sobre o abandono de animais e combater essa prática criminosa no âmbito do município de Navegantes, conforme determina a Lei Federal nº 9.605/98.

Neste encontro, que contou com a participação de autoridades e ativistas da causa animal, ficou definido para o mês de dezembro a realização desta ação integrada de conscientização e combate ao abandono. “Além desta campanha, vamos lutar de forma conjunta pela implementação de políticas públicas permanentes sobre esta temática em Navegantes e promover outras ações importantes como a microchipagem de animais e mutirões de castração anuais”, declarou a vereadora Sol Dapper (DEM), proponente deste encontro.

Participaram da mesa a vereadora Sol Dapper, o vereador Gabriel dos Anjos (PSC), a advogada Andrea Marcelino, representantes das ONGs Mil Patinhas, Pró-Bichos e Turma do Focinho Feliz, Departamento do Bem-Estar Animal – Daba, Polícias Civil e Militar, Comissão do Direito Ecológico da Natureza e dos Animais da OAB/Navegantes, Instituto Ambiental de Navegantes – IAN, Secretaria Municipal de Comunicação Social e Instituto Ambiental Ecosul, de Florianópolis.

Sensibilização terá início no mês de dezembro

A secretária municipal de Comunicação Social, Juliana Garcia, informou que a campanha será planejada pela pasta para lançar os materiais de divulgação nas redes sociais da Prefeitura antes da temporada de verão. “Gostaríamos de utilizar outdoors pela alta visibilidade, mas não há disponibilidade de pontos. Vamos desenvolver ações nas redes oficiais da Prefeitura e nos grupos das escolas da secretaria municipal de Educação a partir do mês de dezembro. A ideia é ser objetivo, impactante e mostrar que a punição existe”.

Conforme o coordenador do Departamento do Bem-Estar Animal – Daba, Edson de Jesus, o Município está programando o lançamento de editais de licitação para ampliar os serviços relacionados à causa animal. “Em dezembro, Navegantes abrirá uma licitação de R$ 210 mil para a castração de 1.500 animais, custeada com emendas parlamentares. E, também, uma ação para castração de 100 animais, financiada por compensação ambiental. Nos dois eventos os animais atendidos serão microchipados e as informações cadastradas em nosso sistema”.

Referência no assunto enaltece ação integrada em Navegantes

Militante em movimentos ambientais desde a década de 80, com atuação marcante na defesa animal e considerado uma das maiores referências no assunto, o presidente do Instituto Ambiental Ecosul de Santa Catarina, Halem Guerra Nery, participou da roda de conversa de forma virtual e enalteceu a união das autoridades navegantina em prol da causa.

“Destaco o envolvimento das autoridades nesta ação. Precisamos criar ações interdisciplinares, políticas públicas permanentes, que transcendam os tradicionais quatro anos de mandato. Essa é uma das grandes desgraças, pois este é um problema de saúde pública, segurança, educação e meio ambiente e não percebemos continuidade. Muda-se a gestão, o administrador, e encerra-se a campanha ou ação. Por isso, vejo com satisfação a iniciativa e a presença maciça de pessoas que podem fazer a diferença em Navegantes e disseminar isso para o estado e, quem sabe, para o Brasil”, declarou.

Fotos do evento:


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros