fbpx

BR-101 DEVE RECEBER INCREMENTO DE 50% NO MOVIMENTO

A rota que liga as capitais do Sul do Brasil, na BR-101, deve receber um incremento de quase 50% em sua capacidade, nesse feriado prolongado de 15 de novembro (Proclamação da República). Essa estimativa é um balanço médio feito pelas respectivas concessionárias responsáveis pelos trechos Norte e Sul da rodovia.

O movimento também é encarado como uma espécie de ensaio para a alta temporada que, devido ao período mais rígido da pandemia, deve ser de intensa movimentação.

A PRF – Polícia Rodoviária Federal, ciente dessa situação, já colocou em vigor a Operação Proclamação da República, que visa aumentar o trabalho de monitoramento, prevenção e fiscalização pelos próximos quatro dias.

A estimativa para o pico do fluxo acontece entre a tarde desta sexta-feira e a noite do sábado, no sentido de ida. O sentido da volta deve ser acentuado a partir da segunda-feira, também no período da tarde.

Trecho Norte

As equipes da Arteris Litoral Sul já estão de prontidão para atendimento em mais um feriado prolongado – entre 12 e 15 de novembro. Durante esse período, o fluxo deve ser até 41% maior do que o registrado em dias normais – na rota entre as capitais Curitiba e Florianópolis.

A maior concentração do movimento é esperada para a saída do feriado – nesta sexta, das 16h à meia-noite, e no sábado, das 8h às 20h. Nesses dois dias, fluxo médio diário por praça deve chegar a 52 mil veículos. Já na segunda-feira, é esperada grande movimentação de retorno entre o meio-dia e à meia-noite.

A concessionária faz um alerta sobre o trecho do km 664 da BR-376, no Paraná – na pista norte, sentido Curitiba, em Guaratuba (PR). Esse trecho – onde normalmente operam três faixas – está com estreitamento de pista. Essa restrição se dá, pois, a concessionária atua no local para manutenção da pista – onde houve deslizamento de terra no último feriado, em função do forte acumulado de chuva.

Essa condição traz impacto, principalmente, para o movimento de retorno do feriado. Como se trata de um trecho de subida de Serra – os veículos pesados se concentram na faixa da direita. Por isso, é importante estar atento aos horários de maior movimento – fazendo o melhor planejamento possível para o retorno.

Trecho Sul

A estimativa média é de um incremento de 42% no movimento no setor correspondente ao trecho Sul da BR-101, segundo a concessionária CCR Via Costeira.

A equipe, no entanto, não repassou mais informações sobre o que está sendo preparado nesse sentido. A atenção e os horários de pico, de qualquer maneira, não diferem de uma concessionária para outra sendo sexta e sábado os picos da ida e toda a segunda-feira o pico da volta.

Fonte: ND+


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros