fbpx

VAGAS INTEGRAIS SERÃO PRIORIZADAS PARA FAMÍLIAS CARENTES

Patrícia Duarte secretária de educação

Durante a sessão da Câmara Municipal de Navegantes, realizada na segunda-feira (25), os vereadores receberam a secretária municipal de Educação, Patrícia Duarte Cidral, para prestar esclarecimentos sobre notícias veiculadas na imprensa e nas redes sociais indicando o fim do atendimento integral nas creches do município e o fechamento de vagas no ensino infantil.

A secretária de Educação forneceu detalhes sobre a oferta de vagas no ensino infantil e garantiu que no próximo ano haverá atendimento integral às crianças de zero a cinco anos. Contudo, o atendimento integral será oferecido aos alunos de 4 e 5 anos que atenderem aos critérios socioeconômicos da família, por meio do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico),

“Primeiro, é preciso tranquilizar a todos de que em 2022 permaneceremos com atendimento integral às crianças de zero a cinco anos. De zero a três anos, permanece no mesmo sistema. Já para os alunos de quatro e cinco anos, teremos um sistema de prioridade, por meio do CadÚnico, pois temos um histórico de crianças que realmente precisam e não conseguem atendimento integral. Por isso, implantamos alguns critérios para beneficiar quem realmente necessita”, informa.

Segundo a secretária, em anos anteriores, como em 2019, o município chegou a contabilizar 1.200 alunos em fila de espera. “Os critérios do CadÚnico são necessários para que a gente consiga ofertar ensino integral àquelas famílias que realmente precisam. Queremos uma gestão democrática, que priorize a necessidade da nossa população”.

Novas unidades

Patrícia Cidral ressaltou as ações do Governo Municipal para o próximo ano letivo, entre investimentos, concurso público, mudanças na gestão, e pediu apoio do Legislativo na implantação das melhorias. “Precisaremos do apoio desta Casa Legislativa para aprovarmos as leis que vão beneficiar nossa população. Estamos trazendo o servidor para perto da secretaria, tratando todos da mesma forma, ouvindo as demandas. Estamos realizando o processo seletivo mais cedo, chamando os ACT´s em dezembro, melhorando nosso planejamento e a recepção dos alunos no início do ano letivo”.

A secretária informou ainda que Navegantes está adquirindo 23 salas de aula modulares para abrir novas vagas em dez unidades escolares. “É uma sala de aula pronta, com banheiro para educação infantil. Estamos em processo licitatório e, se der tudo certo, em fevereiro estaremos com as salas instaladas nas unidades escolares”.

Por fim, a secretária detalhou as obras do novo CMEI Prof. Maria da Silva Santos, no bairro São Pedro, e as licitações em andamento para construção da nova unidade de Machados, ampliação da escola Rosa Maria Xavier de Araújo, na Meia Praia, e ampliação da escola Giovana Soares da Cunha, no bairro São Paulo.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros