fbpx

SETEMBRO AMARELO ALERTA SOBRE CASOS DE SUICÍDIO EM NAVEGANTES

Marcos Paulo Vieira de Navegantes

Há três anos, o adolescente Marcos Paulo Vieira, de 15 anos, morador de Navegantes, tirou a própria vida. Segundo um amigo, antes de morrer, ele demonstrou sinais de que algo estava errado. A polícia chegou na casa do garoto e já o encontrou sem vida. A família, professores e alunos da EEB Prof. Júlia Miranda de Souza, onde Marcos estudava, ficaram muito abalados com a notícia.

O caso de Marcos não é isolado. O número de suicídios entre adolescentes é alarmante. Na pandemia, o quadro de ansiedade e depressão só piorou, desde o início de 2020. Dados do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos revelaram que as tentativas de suicídio aumentaram 50% entre jovens entre 12 e 17 anos.

Nesse mês, as atenções estão voltadas justamente para a prevenção ao suicídio, por meio do “Setembro Amarelo”. Na segunda-feira (6), a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Navegantes, Luciane Boza Delgado, utilizou a tribuna na Câmara de Navegantes, para detalhar as ações do Município relacionadas à promoção da saúde mental e sua importância na prevenção ao suicídio.

Luciane atendeu ao convite do vereador Paulo Melzi (MDB), autor da Lei Municipal nº 3.429, que instituiu o evento no calendário de Navegantes para estimular a realização de campanhas de prevenção ao suicídio.

“Este é um tema muito difícil e a aprovação da Lei Municipal sobre o tema deu muita força à nossa atuação. Precisamos observar o comportamento dos familiares e amigos, este é o primeiro passo para evitarmos o suicídio”, destacou.

Segundo a coordenadora, em 2018 o CAPS atendeu 8.450 pessoas, no ano seguinte 9.077 e, em 2020, 5.996 atendimentos. “É muita gente para uma cidade de pouco mais de 80 mil habitantes. Por isso, se estiver com dificuldades, procure ajuda profissional”, afirmou.

O CAPS conta com equipe de aconselhamento, psiquiatra, psicólogo, enfermeira e está localizado à Rua Vereador Gildo Batista, n° 996, esquina com a Avenida Conselheiro João Gaya, Centro. O serviço de saúde atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. O telefone para contato é o (47) 3185-2008.

Agir salva vidas

A abordagem do tema na tribuna faz parte da programação da Câmara Municipal de Navegantes para o “Setembro Amarelo”, campanha nacional de conscientização da população sobre a prevenção do suicídio, criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

No Brasil, segundo informações da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), os casos passam de 13 mil por ano, podendo ser maiores em decorrência das subnotificações. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo. Já ao que se refere às tentativas, uma pessoa atenta contra a própria vida a cada três segundos.

A ajuda pode vir de um amigo, parente, colega de trabalho ou escola, professores, profissionais de saúde especializados e também dos voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV), treinados para conversar com quem esteja passando por dificuldades e que possa pensar em tirar sua vida. Para conversar com um voluntário, basta ligar para o telefone 188, gratuito, que funciona 24 horas. Também é possível mandar um e-mail ou falar pelo chat, que podem ser acessados pelo site www.cvv.org.br.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros