fbpx

DIA DA ÁRVORE SERÁ MARCADO PELO PLANTIO DE MIL QUARESMEIRAS EM NAVEGANTES

Quaresmeira av portuária Navegantes

O Dia da Árvore (21 de setembro) será marcado em Navegantes com o início do plantio de mil árvores na cidade. O Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) já iniciou as marcações dos pontos nas calçadas das ruas que vão receber a arborização.

A marcação dos pontos segue as normas técnicas de acessibilidade dos passeios público e consiste no preparo das covas, aplicação de corretivos do solo e adubo. A espécie escolhida pare a arborização é a quaresmeira, consagrada nos manuais de arborização urbana, árvore símbolo do município, conforme decreto 491/2017.

“Os analistas do IAN levam a informação para reverter o trauma da arborização incorreta que aconteceu no passado com árvores inadequadas, danificando calçadas e trazendo outros prejuízos. Esperamos que todos abracem a ideia do Programa de Arborização ‘Árvores de Navega’ com senso de pertencimento e que juntos ajudem a cuidar das árvores que estão na sua rua,” explicou o superintendente do IAN, Marcos Zaleski.

Censo Florestal

Anteriormente às marcações dos pontos, o IAN realizou o levantamento da quantidade de árvores presentes no município, por meio do Censo Florestal, que foi iniciado em janeiro desse ano.

Os resultados do Censo Florestal mostraram que a cidade é pouco arborizada, com predomínio de espécies exóticas e inadequações com equipamentos urbanos. “Nossa meta será justamente inverter esse cenário. Inicialmente, iremos plantar 1000 árvores, o que representa mais da metade dos indivíduos arbóreos que existem atualmente no município”, falou o superintendente.

Ao total, foram contabilizados e georreferenciados 1.790 árvores, predominando as espécies exóticas, com 83%, e apenas 17% de árvores nativas. Já as árvores nativas são de espécies variadas, predominando os Ipês roxos, rosa e branco, porém, em maior número, o Ipê Amarelo, totalizando 5% do total de árvores no município. Dentre as espécies nativas, foram encontrados ainda os Coqueiros Jerivá de grande relevância ecológica e a Canela Verdadeira.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros