fbpx

INICIADO PROJETO DE EQUOTERAPIA NO BAIRRO SÃO PEDRO EM NAVEGANTES

equoterapia projeto associação bairro são pedro

O contato com animais tem surpreendentes resultados no tratamento de crianças com necessidades especiais. Pensando nisso, a Associação de Moradores do Bairro São Pedro, em Navegantes, iniciou, de forma gratuita, no bairro, o projeto de Equoterapia.

A Equoterapia é um recurso terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação. O cavalo atua na facilitação neuromuscular e sensorial, que associada ao vínculo afetivo estabelecido entre o paciente, o cavalo e o terapeuta, contribui para o desenvolvimento das atividades motoras, cognitivas, sensoriais, psicológicas e sociocomunicativas das pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.

Conforme o presidente da Associação, Arthur Emílio, o projeto iniciou de maneira experimental, para algumas crianças no espectro autista do bairro, com o auxílio de um educador físico. No entanto, a intenção é ampliar e aperfeiçoar os atendimentos, buscando outros profissionais, como fisioterapeutas, para atuar, voluntariamente, no projeto.

“Nosso objetivo futuro é firmar parcerias com a Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) e com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Navegantes, para atender também às crianças dessas entidades”, explicou.

As aulas de Equoterapia serão realizadas aos domingos, a partir das 14h, no terreno ao lado do Sinergia, na Rua Irene Gaya. Quem quiser mais informações sobre o projeto é só entrar em contato por meio do telefone 47 99910-3863 (WhatsApp).   

A Equoterapia é indicada para pessoas com lesões neuromotoras; paralisia cerebral; síndromes diversas; distúrbios de linguagem, aprendizagem, comportamentais e emocionais; TDAH, autismo, dislexia, entre outros.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros