fbpx

POLÍTICA EM PAUTA – Lauro Scheel

RECEITA FEDERAL APERTANDO…

A Receita Federal do Brasil (RFB) está apertando os MEIs que abrem o CNPJ e “esquecem” de pagar as mensalidades e cumprir com suas obrigações. Lembrando que a contribuição do MEI é também uma contribuição do INSS e dá direito além de no futuro se aposentar, dá auxilio no caso de doença ou acidente. Nesta edição do Jornal nos Bairros poderão encontrar na íntegra a tela retirada do site da Receita Federal. Apenas ratificando, todos os MEI com atrasos anteriores ao ano atual, serão enviados para divida ativa e transferidos para PGFN e aos órgãos estaduais ou municipais conforme o caso. Isto poderá causar danos à conta pessoa jurídica em bancos e muitos outros problemas.


“LEITURA EM BRAILLE”
Achei interessante e super oportuno uma indicação feita pela vereadora Lú Bittencourt (PL) para que o executivo disponibilize documentação confeccionada no Sistema de leitura Braile visto que todo cidadã(o) tem direito a informação e precisam que este direito lhe seja assegurado.


VACINA SIM
Apesar de eu ver diariamente na TV que o Estado de Santa Catarina é o quinto estado mais imunizado com a segunda dose, nossa região consta como uma das mais perigosas ainda. Vamos lembrar que as mortes que ocorrem atualmente em sua grande maioria aqui em SC e no Brasil são de pessoas que negam a vacina. Vacina Sim. Nos Estados Unidos ocorre o mesmo: onde o povo não quer tomar vacina, temos casos crescentes de infectados e também de mortes. Caso você ainda não tenha se imunizado, procure um posto de saúde e acompanhe pelo site da prefeitura de navegantes as faixas de imunização. Particularmente, aguardo o prazo para segunda dose. Vacina SIM.
No Estado de São Paulo a imunização de pelo menos uma dose está disponível a todos maiores de dezoito anos. E o governo de João Dória parte com o objetivo de vacinar menores de dezoito anos com a vacina autorizada pela ANVISA para esta faixa estaria. Quanta diferença de ter um governador que se importa com a vida e de um presidente que não.


ANTE PROJETO DO LEGISLATIVO MUNICIPAL
Foi aprovado na Câmara de Vereadores o anteprojeto que visa instituir o fornecimento gratuito de absorventes higiênicos para estudantes das escolas da rede pública municipal, em situação de vulnerabilidade social e econômica, não possuindo condições financeiras para compra de itens de higiene pessoal. Em razão desse fato, muitas estudantes abandonam as escolas quando começam o período menstrual ou faltam às aulas, numa média de cinco dias por mês durante esse período. Isso significa que essas estudantes perdem em média 45 dias de aulas por ano, com óbvias consequências para o processo educacional e de socialização dessas jovens. O executivo deverá ter o cuidado do fornecimento e a distribuição dos absorventes higiênicos em quantidade adequada às necessidades de estudantes em período menstrual, por meios e formas que não exponham as estudantes, a qualquer espécie de constrangimento.


“NÃO FAZ NADA?”
Tenho ouvido de muitos moradores de Navegantes esta reclamação que o prefeito não faz nada. Na realidade o que acontece é falta de comunicação. Particularmente vejo a prefeitura não preocupada em divulgar suas ações. Estão trabalhando na medida do possível, mas falta divulgação.


RUAS ESBURACADAS…
Discussão aconteceu na última segunda feira na Câmara de Vereadores. Sim, as ruas estão em péssimo estado de conservação. Culpa do atual prefeito? Não podemos culpar o prefeito por pegar estas ruas neste estado de conservação. Ele está a pouco mais de sete meses e estamos vendo em diversas ruas as equipes trabalharem na troca de tubulação. Culpa do ex-prefeito Roberto porque mencionaram péssima qualidade do material colocado? Particularmente também não acredito porque diversas vias foram calçadas e todas tinham vistoria e qualidade dos materiais, de sua resistência. Calçamento de lajotas precisa manutenção constante e vemos que entre Roberto e Liba tivemos um hiato de quatro anos em Navegantes.


SÓ NAVEGANTES?
Será que só Navegantes tem problemas de calçamento? Já foram para Penha via Santa Lídia, na parte do município de Penha? O carro dá graças a Deus quando encontra um metro quadrado de calçamento sem crateras, pior nunca vi. Rua de chão batido está muito melhor. Precisamos cobrar sim, mas também precisamos entender que passamos quatro anos sem prefeito e sem vice aqui em Navegantes, neste hiato na administração municipal.


PRESTAÇÃO DE CONTAS
Porque só há criticas de falta de serviços? Em minha opinião, porque o Liba é administrador e aguardamos e botamos fé nisto e ele não é político e o grupo também nada político… Aliás, na administração do Roberto, ele tinha uma secretária de comunicação profissional e política, e cada obra por menor que fosse, toda imprensa noticiava. Conheço as duas jornalistas efetivas da prefeitura e posso dizer que aprendi muito com elas e uma secretária de comunicação na época além de técnica sabia divulgar politicamente as obras. Sempre apontava tudo, sobre as ações que o governo municipal estava trabalhando.


VEREADOR BUSCOU INFORMAÇÕES
Na sessão da última segunda feira na Câmara de Vereadores, o vereador Marlon Andrade (Patriotas) comentou que a imprensa local e todos precisam colocar nas redes sociais o que o governo está fazendo. Concordo plenamente com o vereador. Porém, como divulgar se não temos estas informações? Parecem informações guardadas em segredo. O nobre vereador expôs sobre a distribuição do kit escolar. Só fiquei sabendo por que o nobre vereador comentou.
A Secretaria de Comunicação precisa preocupar-se em divulgar os atos do governo. Sempre deixei este espaço disponível para divulgar noticias de interesse da cidade de Navegantes, mas não consigo material para assuntos de nossa cidade. Deixo sempre aberto o espaço quando atualmente e raramente consigo encontrar algum secretário. Sem divulgação dá a impressão que o governo Liba está parado e não é o que está acontecendo. Creio que eu já divulguei muitos assuntos por ter contatos e que o pessoal ficou sabendo através desta coluna.


MAIS INFORMAÇÕES
A Secretaria de Comunicação tem duas jornalistas, Sras. Vânia e Maila, que tive o privilégio de trabalhar e muito aprender com elas e que seriam muitos úteis e com experiência para divulgar as matérias e mostrar que o governo Liba está trabalhando dentro de suas possibilidades em inicio de governo. Lembrando que as duas jornalistas são concursadas e atendem aos interesses da prefeitura independente de governo. Se você leitor, olhar no site da prefeitura, somente tem notícias de vacinação. Importante mas não sai disto.


DIVULGAÇÃO
Outro dia iria comentar sobre o “ex-elefante branco” no Gravatá e sua inauguração e não consegui via site da prefeitura, por ter apenas o mínimo de informação. A imprensa é o meio da comunidade ficar sabendo das ações do governo. Muita gente não tem acesso à internet e site e gostam de ler as notícias e ficarem informadas…


SUGESTÃO
Sugiro a Secretaria de Comunicação cadastrar todos os colunistas e pessoal de imprensa que possam ajudar a divulgar o que está e o que estará acontecendo. E enviar material diariamente, caso esteja fazendo matérias. Como presto serviços a Câmara de Vereadores fico sabendo noticias lá. Sugiro que a Secretaria de Comunicação utilize mais os serviços das jornalistas concursadas que possuem mais experiência e poderão contribuir muito com a atual secretária que apesar de técnica, falta muito traquejo político. Aliás, quase todo o governo do prefeito Liba é técnico, mas falta jeito político também.


NAVEGANTES 59 ANOS
Infelizmente este ano não teremos a Sessão Solene de Aniversário na Câmara de Vereadores, por causa do mal que assolou nosso planeta Terra e que temos que nos cuidar e nos proteger. A sessão solene sempre foi à oportunidade de conhecermos um pouco mais daqueles que cada um que colocou um tijolo e ajudou a tornar nossa cidade cada vez maior. Temos inúmeros problemas, mas com amor e dedicação a nossa cidade, cada um, tanto do executivo quanto do legislativo tem objetivos de tornar nossa cidade mais justa. É um município abençoado por termos o aeroporto internacional, um porto com administração como a Portonave, uma BR 470 que corta Santa Catarina de leste a oeste, uma BR 101 que cruza de norte a sul (ou vice-versa), praias lindíssimas e um local acolhedor para vivermos. Parabéns Navegantes, terra que eu e muitos escolhemos para morar e viver.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros