fbpx

MOTORISTAS DEVEM FICAR ATENTOS NAS ESTRADAS NAS BAIXAS TEMPERATURAS

trevo 101 e 470

Com a aproximação de frentes frias e massas de ar polar, as temperaturas devem cair bruscamente nos próximos dias e, com isso, os motoristas devem ter cuidado redobrado para trafegar pela rodovia.

A concessionária Arteris alerta que a baixa visibilidade provocada pela neblina pode causar acidentes, tanto leves quanto graves e, por isso, o motorista deve ter cautela. Além disso, as quedas bruscas de temperatura combinadas com umidade relativa do ar podem causar a formação de gelo na pista e até congelamento do combustível no caso dos caminhões.

Atenção mesmo que já conheça o trajeto

O nevoeiro que se forma com a combinação do ar mais úmido pode limitar a visão do motorista. Mesmo para quem conhece o trajeto, a neblina é traiçoeira e a falta de visibilidade faz com que o condutor perca a referência. Esses nevoeiros ocorrem geralmente durante a madrugada. Vento fraco ou calmaria (falta de vento) e baixa temperatura são condições importantes para a formação do fenômeno.

“Mesmo os motoristas mais experientes devem redobrar a atenção. Além da falta de visibilidade, as pistas ficam úmidas e o tempo de resposta do veículo na freada é mais lento, o que pode provocar acidentes. Dirigir de forma segura é, em determinados momentos, tirar o pé do acelerador, ir devagar e seguir a viagem com segurança”, destaca José Júnior, gerente de Operações da Arteris na Regional Sul. “Vale lembrar que o nevoeiro acontece apenas em um período do dia, e a direção segura preserva a vida”, reforça.

Com a proximidade dessa massa de ar polar é comum a formação de geadas, especialmente nas regiões mais altas e em trechos de serras. A fina camada de gelo que fica sobre os carros, pode também se acumular na pista em caso de temperaturas negativas. A recomendação para evitar a formação de gelo no para-brisa do carro é aplicar vinagre diluído em água na noite anterior a geada. Graças ao ponto de congelamento mais baixo do que o gelo, impede a formação de cristais. Jamais jogue água quente. O ideal é deixar o gelo derreter em um local com sombra ou passar um pano com água e álcool em todo o carro.

Caminhoneiros

Para os caminhoneiros a orientação da Arteris é para que busquem locais seguros e aquecidos para o descanso, nunca em acostamento. Em caso de temperaturas negativas, especialmente pela manhã e ao anoitecer – é possível que haja congelamento do combustível, nesse caso entre em contato imediatamente com a concessionária para apoio e resgate.

Esteja atento a algumas dicas para não ficar na estrada:

– Cubra ou isole os filtros (racor), evitando que o filtro fique exposto às baixas temperaturas;

– Proteja os tanques de combustível, pois o diesel pode congelar;

– Importante sempre abastecer com combustível de qualidade.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros