fbpx

LIXO EM TERRENOS É ASSUNTO DE REUNIÃO EM NAVEGANTES

reunião sobre lixo em terrenos Navegantes

Na terça-feira (6), em reunião realizada na Câmara Municipal de Navegantes, representantes dos Poderes Legislativo e Executivo Municipal apresentaram sugestões e debateram iniciativas para coibir o descarte irregular de resíduos em terrenos baldios, calçadas, vias e áreas públicas de Navegantes.

Na ocasião, as principais sugestões apresentadas pelas autoridades participantes foram as seguintes: criação de campanhas de conscientização da população em geral para coibir o descarte incorreto de resíduos; regulamentar os direitos, deveres e endurecer as penalizações e multas previstas na legislação. Além disso, foi proposto criar um canal exclusivo para recebimento de denúncias e oferecer alternativas aos cidadãos, como coleta periódica nos bairros com ampla divulgação das datas e horários e implantação de ecopontos em locais específicos da cidade de Navegantes, para auxiliar na coleta de alguns materiais descartados incorretamente.

A partir desta reunião, os participantes do encontro deverão dar encaminhamentos às propostas sugeridas.

A legislação referente ao tema já está sendo discutida entre vereadores e técnicos do Poder Executivo. Quanto às campanhas de conscientização, serão debatidas estratégias com a Secretaria Municipal de Comunicação, assim como a criação de um canal para recebimento de denúncias, que deverá ser contemplado com novos servidores a fim de atender a grande demanda. Já serviço de coleta de entulhos nos bairros, que vem sendo realizado rotineiramente pela Prefeitura, deverá ter a periodicidade e divulgação ampliadas.

Por fim, foi confirmada que a instalação de ecopontos está sendo planejada por meio do programa “Navega Lixo Zero”, do Instituto Ambiental de Navegantes – IAN, com a disponibilização de espaços para recolhimento de volumosos (mesas, armários, sofás, que ainda podem ser reutilizados), óleo de cozinha, pneus, lâmpadas, eletroeletrônicos e pilhas e baterias.

Participaram do encontro os vereadores Toninho Uller (Patriota) e Lú Bittencourt (PL), a representante do vereador Gabriel dos Anjos (PSC), o procurador jurídico da Casa, Fernando Wolfram Rulf, o procurador do Município, Rodrigo Sabino Soares, a secretária de Obras, Caroline da Silva Bressan, o secretário de Planejamento Urbano, Dagmar de Oliveira, o secretário-adjunto de Obras, Jones Land, e a diretora de vigilância em saúde, Thaís Sarmento.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros